SEJA FURG

Escolas da região conhecem cursos e estrutura do campus da FURG-SLS em Semana Aberta

Turmas de oito diferentes instituições de ensino estiveram na universidade nos dias 10 e 11 de novembro

Nos dias 10 e 11 de novembro a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) abriu suas portas à comunidade em mais uma Semana Aberta, tradicional ação do calendário acadêmico que, a partir desta edição, passou a se chamar “Seja FURG”.

Notícias Relacionadas
Durante os dois dias de programação, turmas de oito diferentes instituições de ensino fundamental e médio foram recebidas pelos professores, estudantes e técnicos da universidade. Os visitantes tiveram a oportunidade conhecer os cursos de graduação ofertados, a estrutura física do campus e os projetos desenvolvidos pela universidade em São Lourenço do Sul.

Para a vice-diretora da FURG-SLS, Carmem Porto, a realização do evento presencial, após dois anos de cenário pandêmico, foi um sucesso. “Proporcionou uma grande mobilização e integração no município de São Lourenço do Sul, onde a cultura e a educação se encontram com a esperança de novos tempos”, afirma. Ela destaca também o engajamento da comunidade acadêmica para que a população lourenciana ocupe “um lugar que é público, gratuito e oferece um ensino de qualidade”.

Conhecer para decidir

Aluna do 3º ano da Escola Técnica Santa Isabel (Etesi), situada na zona rural de São Lourenço do Sul, Mariéle Müller já sabia que eram ofertados cursos de graduação no município, mas não conhecia o espaço da FURG. Ela conta que, a partir da visita, está pensando se fará o Processo Seletivo Próprio da universidade - que está com inscrições abertas – e tem refletido sobre as opções disponíveis para quando finalizar o ensino médio.

Já Kayke Müller, estudante da Escola Agrícola Região Sul (Efasul), de Canguçu, já decidiu que virá para o campus São Lourenço do Sul. Agora, falta apenas definir em qual dos cursos concorrerá a uma vaga. Ano que vem ele conclui o ensino médio e técnico em Agroecologia, na Efasul, e pretende continuar com estudos direcionados ao meio ambiente.

Atualmente, o campus lourenciano oferece cinco cursos de graduação (Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e Tecnólogo em Gestão Ambiental), dispõe de cinco prédios, uma Casa do Estudante Universitário e oito laboratórios.

Articulação com a 40ª Feira do Livro Municipal

A data da Seja FURG foi escolhida pela direção do campus levando consideração a realização da 40ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, que acontecia concomitantemente na Praça Central Dedé Serpa, local que fica a uma quadra de distância do Prédio 1 da universidade (situado na Av. Marechal Floriano, 2236). O objetivo era otimizar e facilitar a vinda das escolas, que poderiam se articular para visitar os dois espaços no mesmo dia.

Para a vice-diretora, a ação foi de grande importância para a universidade, proporcionando o fortalecimento da aproximação entre a comunidade lourenciana, as redes públicas e particulares de ensino e a FURG. “Reafirma a importância dessa parceria entre a universidade, as redes de educação básica e o poder público municipal, o que resultou em uma programação variada, atendendo a diferentes expectativas”, afirma Carmem.

 

 

Galeria

Turmas de oito diferentes instituições de ensino estiveram na universidade nos dias 10 e 11 de novembro

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM