CULTURA

FURG promove integração com a comunidade lourenciana na 40ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul

Durante os cinco dias de programação, universidade desenvolveu exposições, oficinas e palestras

Na última semana, entre os dias 9 a 13 de novembro, São Lourenço do Sul promoveu a 40ª Feira do Livro do município, e a FURG foi um dos destaques desta edição, desenvolvendo exposições, oficinas e palestras.

Notícias Relacionadas
O evento literário foi sediado em frente ao prédio da Biblioteca Pública Municipal Elida Frömming Schild, na Praça Central Dedê Serpa, tendo como patrono o gestor de Recursos Humanos e escritor Everton Gaide, e como tema norteador “A Força das Culturas na Literatura”.

A escolha da temática, segundo o coordenador cultural do município, Hugo Hinterholz, se deu com o objetivo de mostrar os papéis fundamentais exercidos pela literatura na vida cultural da sociedade e apresentar aos visitantes as mudanças que a cultura fornece para cada indivíduo.

Ao todo, a Feira contou com quatro bancas de livreiros, com ênfase à comercialização de publicações voltadas ao público infantojuvenil e intenso fluxo de visitação de escolas da região.

Exposição fotográfica

Buscando fortalecer as relações entre a universidade e a comunidade, a FURG promoveu diferentes ações durante os cinco dias de programação da Feira do Livro. Uma delas foi a exposição conjunta de fotografias “Mulheres na Pandemia” e "Fazendo o bem, não importa a quem", vinculadas ao projeto homônimo desenvolvido pela professora Graziela Rinaldi da Rosa em parceria com empreendimentos locais.

A exposição foi pensada para marcar o encerramento das atividades do projeto, no primeiro semestre de 2022, após dois anos de atuação. Desde o início da pandemia da Covid-19, a equipe do “Fazendo o bem, não importa a quem” confeccionou e distribuiu máscaras à comunidade lourenciana da região Sul do estado, mediante troca por um quilo de alimento não perecível. Ao todo, foram confeccionadas 21 mil máscaras e distribuídas 20 toneladas de alimentos.

Na Feira do Livro, a estudante Maria Rosa Siva Nunes, uma das integrantes da iniciativa, dialogou com os visitantes sobre o que foi desenvolvido. “Pra mim foi maravilhoso ter participado do projeto e estar aqui representando o trabalho, sabendo que isso auxiliou tantas pessoas. A gente estava lá fazendo as máscaras e sabia que tinha um retorno disso para a comunidade”, afirma.

Enquanto a seleção de imagens “Fazendo o Bem Não Importa a Quem” contou a trajetória da iniciativa, “Mulheres na Pandemia” trouxe registros do impacto da crise sanitária para as mulheres da região, a partir de registros feitos pelos próprios integrantes. Ambas contaram com curadoria do acadêmico de Agroecologia, Ronaldo Augusto Silva, e da egressa Luana Bunde, licenciada em Educação do Campo.

Outras ações

Além da exposição, docentes e estudantes do curso de Letras e Literaturas de Língua Portuguesa do campus São Lourenço do Sul organizaram duas rodas de conversa com autores da região e uma palestra sobre literatura infantojuvenil; o projeto “Ateliê das Emoções”, vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), realizou uma oficina de feltro com os presentes; e o projeto “Percurso Africano: Andanças Culturais”, resultado de uma parceria entre a Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e a Cooperarte - Artes e Ações Integradas, esteve na Feira entre os dias 9 e 11 de novembro com exposição visual, apresentação da iniciativa e banca Ateliê do Artista.

Simultaneamente à Feira do Livro, o campus São Lourenço do Sul também realizou nos dias 10 e 11 de novembro atividades da Semana Aberta da FURG, a “Seja FURG”. A data foi escolhida estrategicamente, considerando a proximidade da Praça Central Dedê Serpa e o prédio 1 da instituição.

Na oportunidade, estudantes e professores da FURG-SLS receberam, na universidade, alunos de ensino fundamental e médio, bem como o público lourenciano em geral, apresentando os cursos de graduação ofertados, a estrutura física do campus e os projetos desenvolvidos.

Para a vice-diretora do campus São Lourenço do Sul, Carmem Porto, as diferentes ações desenvolvidas pela FURG durante a Feira do Livro reafirmam a importância da parceria entre a universidade, as redes de educação básica e o poder público municipal, o que, segundo ela, resultou em uma programação variada, atendendo a diferentes expectativas. “O evento presencial depois um cenário pandêmico foi um sucesso e proporcionou uma grande mobilização e integração no município de São Lourenço do Sul, onde cultura e educação se encontram com a esperança de novos tempos”, declara.

 

 

Galeria

Durante os cinco dias de programação, universidade desenvolveu exposições, oficinas e palestras

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM