Gestão de riscos

Refere-se aos princípios, objetivos, estrutura, competências e processos mobilizados para gerenciar riscos eficazmente.

É um processo de natureza permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela alta administração, que contempla atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização dos seus objetivos (resolução Consun  27/2019).

 

Breve histórico

O processo de gestão de riscos foi iniciado na universidade em 26 de agosto de 2019 pela instituição da comissão para a elaboração da Política de Gestão de Riscos, Plano de Integridade e regulamentação da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar.

De acordo com a Política de Gestão de Riscos da FURG, são responsáveis pelo Sistema de Gestão de Riscos: o Comitê de Governança, Riscos e Controle Interno; o Comitê Operativo; os Grupos de Trabalho; e os Gestores de Risco.

Nesse âmbito, compete ao Comitê Operativo coordenar e supervisionar a gestão de riscos, avaliando e propondo mudanças no Sistema de Gestão de Riscos – SGR/FURG.

Considerando a maturidade do processo de Gestão de Riscos na universidade, o Comitê Operativo identifica a necessidade de uma equipe técnica que possa, por meio de um processo sistemático, objetivo e estruturado, dar suporte às unidades organizacionais da universidade na operacionalização do processo de gestão de riscos e de controles internos.

Conheça, a seguir, os responsáveis pela Gestão de Riscos na universidade e suas competências

 

Objetivo da Gestão de Riscos

Orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes às atividades da universidade, auxiliando a tomada de decisão em todos os níveis da instituição e contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

 

Por que a preocupação com riscos?

Todas as organizações estão expostas a uma ampla gama de riscos que podem afetar suas atividades e o alcance de seus objetivos.

A incerteza apresenta tanto riscos como oportunidades. No setor público significa prestar o serviço mais ou menos bem aos cidadãos. Um bom sistema de controle interno é o principal instrumento para administrar riscos de maneira eficaz.

 

Categorias de riscos

Entenda quais são as categorias de riscos avaliadas e monitoradas na FURG.

 

Etapas do Processo de Gestão de Riscos

Os eventos identificados podem ser analisados e revisados, reorganizados, reformulados e mesmo eliminados. São fases do gerenciamento de riscos: 1) Seleção do processo 2) Estabelecimento do contexto; 3) Identificação dos riscos; 4) Análise dos riscos; 5) Avaliação dos riscos; e 6) Tratamento dos riscos dos processos priorizados.

1. Estabelecimento do Contexto

Envolve o entendimento da organização, dos objetivos e do ambiente, inclusive do Controle Interno.

 2. Identificação dos Riscos

 Etapa de busca, reconhecimento e descrição dos riscos, tendo por base o contexto estabelecido.

3. Análise dos Riscos

 Processo de compreender a natureza e determinar o nível de risco, de modo a subsidiar a avaliação e o tratamento de riscos.

4. Avaliação dos Riscos

 Auxilia na tomada de decisões, determinando se o risco é aceitável ou tolerável ou se algum tratamento é exigido.

5. Tratamento dos Riscos

Envolve a seleção de uma ou mais opções para modificar o nível de cada risco e a elaboração de planos de tratamento e a definição de novos controles ou seu aperfeiçoamento.

 

Núcleo de Apoio Executivo

O Núcleo de Apoio Executivo (Nuex) do SGR/FURG integra o Comitê Operativo e auxilia na implantação da metodologia de gestão de riscos organizacionais, promovendo ações de melhoria contínua nos processos críticos e nos seus controles internos.

Gerenciar riscos por meio de um bom sistema de controles internos é um processo de aprendizagem organizacional, que começa com o desenvolvimento de uma consciência sobre a importância e avança com a implementação de estruturas e práticas progressivamente mais consistentes e sistematizadas.

Para conhecer mais sobre o Plano de Gestão de Riscos da FURG, acesse:

Política de Gestão de Riscos na FURG

Metodologia de Gestão de Riscos na FURG

Contate o Nuex

Campo obrigatório

Campo obrigatório

Campo obrigatório

Campo obrigatório