Documentação

O ingresso nos cursos de graduação da FURG ocorre por meio de processos seletivos, com ofertas regulares anuais. O setor responsável pela realização dos Programas de Ingresso da FURG é a Comissão Permanente do Processo Seletivo - COPERSE.

Conheça a documentação necessária para o ingresso em cada processo seletivo da FURG. 

Quadro informativo e simplificado

PROCESSO SELETIVO PRÓPRIO - FURG

Não há envio de documentação na inscrição, porém é necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

Há a possibilidade de solicitação da taxa de isenção de inscrição, mediante os seguintes procedimentos:

  1. a) Realizar a inscrição no Processo Seletivo Próprio;
  2. b) Preencher no Formulário de Inscrição, obrigatoriamente, o nome completo (conforme consta no CadÚnico) e o número do NIS (Número de Identificação Social - formato com 11 algarismos), referente ao seu Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

ATENÇÃO: NIS que não esteja no nome do candidato, bem como, o não preenchimento ou o preenchimento incorreto do NIS e dos itens do formulário, implicará no INDEFERIMENTO da solicitação de isenção.

PROCESSO ESPECÍFICO PARA ESTUDANTES INDÍGENAS

  1. I. Documento de identificação com foto, frente e verso, no mesmo arquivo, tal como: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos;
  1. II. Declaração de Pertencimento Étnico Indígena, expedida no ano vigente, assinada por três Lideranças da Comunidade Indígena (Cacique + duas Lideranças) e pelo candidato, na qual conste que o candidato é aldeado, conforme modelo abaixo. 

 

 Modelo de declaração para estudantes indígenas

PROCESSO ESPECÍFICO PARA ESTUDANTES QUILOMBOLAS

  1. I. Documento de identificação com foto, frente e verso, no mesmo arquivo, tal como: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos.
  2. II. Declaração de Pertencimento Étnico Quilombola (conforme modelo anexado abaixo), emitida no ano vigente, com a assinatura de três lideranças da comunidade (Presidente e duas lideranças) na qual conste que o candidato é remanescente quilombola.

III. Declaração original expedida pela Fundação Cultural Palmares na qual conste o reconhecimento oficial do quilombo do qual o candidato pertença.

 

Modelo de declaração para estudantes quilombolas

PROCESSO ESPECÍFICO PARA ESTUDANTES TRANSGÊNEROS

Documentação para candidatos que efetuaram a retificação do nome:

  1. I. Documento de identificação retificado com foto, frente e verso (tal como Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos);
  2. II. Autodeclaração de Identidade Transgênero preenchida e assinada, com data do ano vigente, conforme modelo ANEXO abaixo;

III. Certidão de nascimento de inteiro teor (ou número de protocolo do processo administrativo para retificação).

2.2.2) Documentação para candidatos que não efetuaram a retificação do nome:

  1. I. Documento de identificação com foto, frente e verso (tal como Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos);
  2. II. Carteira de Nome Social expedida por órgão oficial;

III. Autodeclaração de Identidade Transgênero preenchida e assinada, com data do ano vigente, conforme modelo ANEXO

Modelo de declaração para estudantes transgeneros

PROCESSO ESPECÍFICO PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO

Só há envio de documentação para candidatos com um dos vínculos descritos abaixo:

O candidato deverá indicar no formulário de inscrição a existência ou não de vínculo com o campo e/ou vínculo com a área educacional.

No caso de existir esta vinculação, o candidato deverá anexar o documento original correspondente, digitalizado, para fins de comprovação e pontuação (conforme critérios estabelecidos no item 6.2):
- declaração da Coordenadoria Regional de Educação – CRE ou Secretaria Municipal de Educação - SME ou Direção da Escola de que atua como educador em escolas da rede básica de ensino;
- declaração da Coordenadoria Regional de Educação – CRE ou Secretaria Municipal de Educação - SME ou Direção da Escola de que atua como outro tipo de profissional em educação em escolas da rede básica de ensino;
- declaração da direção de associações, cooperativas, ou dos líderes comunitários e de movimentos sociais de que atua em experiências educacionais alternativas de educação do campo vinculadas a movimentos sociais ou sindicais do campo;
- declaração da direção de associações, cooperativas, ou dos líderes comunitários e de movimentos sociais de pertencimento a povos do campo (agricultores, indígenas, quilombolas, pescadores, integrantes de movimentos sociais do campo e assentados).