Entenda quais são as principais ações de supervisão, controle e de correição adotadas pela FURG para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na aplicação dos recursos públicos.
Plano de Integridade
Para fomentar boas práticas e garantir o interesse público sobre os interesses privados em todas as atividades universitárias, a FURG desenvolveu seu Plano de Integridade. O documento representa um importante instrumento de gestão, alinhado aos princípios da boa governança, para promover a ética, a transparência e o controle social, a partir do envolvimento de toda a comunidade universitária.
Gestão de riscos
A Política de Gestão de Riscos da FURG tem como objetivo orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes às atividades da universidade. A política visa ainda auxiliar na tomada de decisão em todos os níveis da instituição e contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
De acordo com a resolução aprovada pelo Conselho Universitário (Consun), o desenvolvimento da gestão de riscos da FURG ocorrerá de forma gradual, priorizando o levantamento e a gestão de riscos inerentes aos processos mais críticos.
Auditoria Interna
As informações relativas às recomendações da Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Auditoria Interna , bem como os quadros e detalhamentos do relatório anual de atividades da Auditoria Interna e o parecer sobre a prestação de contas anual estão disponíveis na página de acesso à informação da FURG.
Ouvidoria
A Ouvidoria é o espaço destinado ao exercício da cidadania, no qual a comunidade pode fazer manifestações, sugestões, elogios, reclamações, denúncias e solicitações. É um canal de comunicação entre o cidadão e a instituição, para contribuir com a melhoria da universidade.
Plano de dados abertos
Instituída em maio de 2016 (Decreto 8777/2016), a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal determina a obrigatoriedade de publicação do plano de dados abertos a cada órgão e entidade da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Com a abertura dos dados, a FURG dará mais visibilidade às ações da universidade, fomentando, além da cultura de transparência, a pesquisa científica e tecnológica, a inovação e o controle social.
Relatório de correição
A atividade de correição, também chamada de atividade disciplinar, que se origina do poder disciplinar da administração, está relacionada à apuração de possíveis irregularidades funcionais cometidas por servidores públicos (efetivos ou comissionados) ou empregados públicos. Ela também dá conta da aplicação das devidas penalidades, caso seja confirmado o cometimento do ilícito funcional. Essas informações podem ser consultadas nos relatórios de correição de cada ano.