INTEGRAÇÃO

Semana Aberta passa a se chamar ‘Seja FURG’ e acontece de 24 a 25 de novembro no Cidec-sul

Tradicional evento que esteve suspenso desde o início da pandemia retorna repaginado

Criada em 1996, na intenção de promover integração e troca de saberes entre a FURG e os estudantes de Ensino Médio da cidade e região, a Semana Aberta volta a acontecer presencialmente pela primeira vez desde o início das medidas de isolamento social decorrentes do período pandêmico. Renovada e reestruturada, a ação passou por uma série de aprimoramentos e, a partir desta edição, passa a se chamar “Seja FURG”.

Notícias Relacionadas
Estudantes de graduação interessados em participar como monitores poderão realizar suas inscrições clicando aqui.

De acordo com a organização do evento, a Semana Aberta, há mais de 20 anos, tem sido um evento direcionado aos estudantes do ensino médio e futuros candidatos ao ingresso nos cursos de graduação da FURG. A ação era uma importante ferramenta para esclarecer dúvidas referentes ao curso pretendido, processo de seleção, permanência na universidade, dentre outras informações relevantes.

Em 2022, dado o cenário orçamentário adverso, o Seja FURG será realizado como parte de um evento maior, organizado pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, potencializado por diversas parcerias da região: o Cria RG. A ação acontece nos dias 24 e 25 de novembro, nos turnos manhã e tarde, no Cidec-Sul, localizado no campus Carreiros.

Hackathon

Baseando-se nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais compõe a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa – global –, visa o estabelecimento de um pacto mundial para combater a pobreza, as alterações climáticas e a desigualdade social. Pensando nisso, o CriaRG propõe o questionamento: como é possível atingir todos os objetivos?

Consistindo em uma maratona que une recursos tecnológicos e criativos na busca por soluções inovadoras que consigam atender demandas reais da sociedade, neste caso, o desafio de atender os 17 ODS. As equipes serão divididas e precisam, em grupo, desenvolver uma ideia para o problema proposto. Os vencedores receberão premiações, mentorias e a oportunidade de desenvolver um novo modelo de negócios a partir da experiência.

A organização do evento está mobilizando centenas de estudantes de escolas públicas do município, estimando a presença de mais de 9 mil alunos.