No dia 30 de janeiro, a FURG e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) celebraram a formatura de 29 concluintes dos Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde. Com o auditório da área acadêmica da Unidade Saúde lotado, autoridades da instituição e da cidade prestigiaram o ato solene que homenageou a trajetória de aprendizado em serviço dos estudantes.
Universidade empossa nova superintendência do HU-FURG/Ebserh nesta quinta-feira, 29
SiSU: Matrículas online na FURG serão dias 2 e 3 de fevereiro
Psicologia Escolar realiza serviço de acolhimento aos estudantes nas férias
“Primeiro, gostaria de agradecer a todo esse esforço coletivo que torna possível essa formação qualificada e socialmente referenciada, comprometida com o cuidado e a atenção à nossa comunidade. Parabenizo o Hospital Universitário, que é o nosso campo de prática; a Faculdade de Medicina, onde as nossas residências médicas estão lotadas; e também as unidades acadêmicas responsáveis pelas residências multiprofissionais: a Escola de Enfermagem, o Instituto de Ciências Humanas e da Informação; e o Instituto de Educação”, destacou a reitora.
Ainda durante o seu discurso, Suzane destacou a sua alegria em participar da cerimônia, que marca o encerramento de uma etapa importante na vida de cada estudante concluinte. “Fazer uma residência não é fazer uma especialização comum. Esse programa tem um diferencial muito grande, uma vez que, além do estudo diário, provas e trabalhos, esses estudantes estão cumprindo uma jornada de 60 horas semanais, com plantões, com situações limite e tudo mais que vem junto com o campo de prática, mas sempre orientados e acompanhados por colegas, professores e preceptores, que tiveram o cuidado, a ética e a responsabilidade necessários para auxiliar cada um nessa trajetória”, seguiu a reitora.
Sobre a solenidade
Organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-FURG, em conjunto com a Coreme e a Coremu, o evento destaca o potencial do Hospital Universitário na formação qualificada e comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o HU-FURG é o campo de prática para nove Programas de Residência Médica: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria, além dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, como a Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF).
De acordo com o superintendente Fábio Lopes, o momento de conclusão das residências é sempre uma ocasião de satisfação e de alegria, pois o Hospital, ao ser o campo de prática tanto da graduação quanto das residências ofertadas pela Universidade, confere a si um grande diferencial em qualidade.
“Nós somos um hospital comprometido com a assistência e com o ensino, isso impacta diretamente no atendimento que é prestado aqui. Esse é um hospital público, que atende exclusivamente pelo SUS. Ele é financiado pelo Estado Brasileiro e pelo Ministério da Educação, e oferece um serviço de extrema importância para uma população de cerca de um milhão de habitantes, oriundos da região do extremo sul do Rio Grande do Sul. Para muitos, esse hospital é a única alternativa para as suas necessidades de saúde, e essas pessoas reconhecem o HU-FURG grandemente”, declarou o professor.
Sua fala faz menção à recente pesquisa divulgada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que avaliou os hospitais universitários do país com base nos próprios usuários. Na oportunidade, 99,1% dos pacientes que usaram o Hospital no ano passado informaram que recomendam o HU-FURG, reconhecendo a excelência e a qualidade dos serviços prestados.
“Certamente foram vocês que atenderam essas pessoas. Foram vocês que operaram, internaram e ajudaram a nascer as mais de 1.650 crianças que aqui nasceram em 2025, vocês que presenciaram momentos bons e ruins. Vocês são o diferencial desse Hospital: cada estudante comprometido com uma formação mais humanizada. Encerro minha fala parabenizando cada um pela persistência e pela bela trajetória trilhada aqui”, concluiu Fábio.
Qualificação da saúde municipal e atendimento à região
Segundo a secretária de Município da Saúde do Rio Grande, os concluintes tiveram um papel fundamental no fortalecimento não apenas do HU enquanto serviço hospitalar, mas também na qualificação de toda a rede de saúde local, que é referência para outros municípios da região. “São médicos, enfermeiros, educadores físicos e psicólogos que ajudaram a garantir atendimento qualificado à população que necessita, e, ao finalizarem suas residências, deixam um legado de compromisso, responsabilidade social e cuidado, aspectos inerentes à história do Hospital Universitário”, ressaltou Juliana.
Ainda em sua fala, a secretária também comentou sobre a importância de os profissionais capacitados e qualificados pela instituição integrarem o SUS mesmo após a conclusão das suas residências. “Vocês saem daqui com seus diplomas, mas quem ganha, com certeza, é o Sistema Único de Saúde e a saúde pública do nosso país”, apontou a gestora.
Formação humanizada e compromisso social
Ao encerrar sua fala, Juliana destacou também a importância de nunca deixar de lado a dimensão humana da saúde. “A gente se forma também pelas histórias das pessoas que passam pela nossa vida. E aqui não me refiro aos preceptores, que são muito importantes, mas sim do cidadão”, completou a secretária.
Nesse sentido, direcionada aos concluintes, a reitora também destacou a importância do fazer coletivo que envolve o processo formativo da instituição, construído a muitas mãos. Assim, Suzane aproveitou para reiterar o agradecimento a todos os envolvidos na trajetória dos 29 formandos, entre preceptores e preceptoras, equipes multiprofissionais, docentes, técnicos e gestores, que compartilharam saberes e experiências, além de contribuir de forma decisiva para a formação de especialistas e profissionais com vivência no atendimento público.
Após as manifestações das autoridades, foi realizada a entrega simbólica dos certificados aos concluintes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde.
Sobre a Ebserh
O HU-FURG faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.