Na última quinta-feira, 29, foi realizada a cerimônia de posse da nova superintendência do Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh). Na oportunidade, autoridades da FURG e do município estiveram reunidas no auditório da área acadêmica da Unidade Saúde para parabenizar o professor Fábio Lopes, que conduzirá as atividades do hospital até 2030.
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Novo espaço da Feira e-COO no Cassino funcionará até março
Em ato solene, FURG e Hospital Universitário celebram conclusão dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde
Em sua fala, o professor que assume a gestão do HU-FURG/Ebserh destacou a importância do trabalho realizado pela superintendência anterior, além de expressar sua alegria em conduzir o futuro próximo da instituição. “[...]A FURG, e especialmente o HU, tem sido não só a minha principal atividade profissional como médico e docente, mas também a minha segunda casa. No HU nasceu o meu filho, desenvolvi a minha dissertação de mestrado, operei centenas de pacientes, fiz dezenas de colegas e amigos ao longo desses anos. Vi o hospital passar por reformas, ampliações, criação de novos e relevantes serviços. Participei ativamente das discussões de adesão à Ebserh como membro do Conselho Universitário. A partir de 2018, aceitei o convite da professora Sandra para assumir a Gerência de Atenção à Saúde”, recordou.
Como parte da gestão anterior, Fábio passou a promover ações estratégicas de consolidação do papel social do hospital no ensino e na assistência aos usuários do SUS da Região Sul por meio de um planejamento de serviços assistenciais, com foco na ampliação e adequação da capacidade operacional do HU.
A reitora iniciou a sua manifestação agradecendo o trabalho conduzido pela professora Sandra nos últimos anos, ressaltando o compromisso, a responsabilidade e a sensibilidade diante dos inúmeros desafios, elementos que considera como marcas da gestão. “Em nome da FURG, expresso nosso reconhecimento e gratidão pela dedicação e pela contribuição deixada, que permanecem como um legado importante para a nossa instituição. Muito obrigada, Sandra. O Hospital Universitário ocupa um lugar estratégico e essencial para a nossa Universidade e para a Região Sul do Estado. Ele é um equipamento público fundamental para o fortalecimento do SUS, garantindo atendimento qualificado à população e, ao mesmo tempo, cumpre um papel central na formação dos profissionais em saúde, na pesquisa e na extensão universitária. O HU é a expressão concreta do compromisso da FURG com a vida, com a ciência e com o desenvolvimento regional”, discursou Suzane.
Atualmente, o hospital é referência em média e alta complexidade para mais de 20 municípios; na última semana, a instituição recebeu com entusiasmo a divulgação do resultado da pesquisa de satisfação dos usuários do SUS, realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na oportunidade, 99,14% dos pacientes atendidos afirmaram que indicam e retornariam ao HU-FURG/Ebserh, reconhecendo o cuidado oferecido nos atendimentos de internação, ambulatórios, estrutura hospitalar e nos serviços de apoio, como alimentação, limpeza, rouparia e segurança. "Esse resultado traz muito orgulho pelo trabalho de excelência que vem sendo realizado em nosso hospital", destacou a reitora.
Para a secretária Juliana, o hospital é um parceiro estratégico da rede municipal de saúde e cumpre um papel fundamental na garantia do acesso da população aos serviços hospitalares e de cuidado. "A relação entre o HU-FURG/Ebserh e o Município do Rio Grande fortalece o SUS e qualifica não só cuidado direto à nossa comunidade, mas também na absorção de profissionais especializados que contribuem ativamente para o desenvolvimento de toda essa rede de saúde. Desejamos muito sucesso à nova gestão e nos colocamos à disposição para uma construção coletiva", afirmou.
Por sua vez, a professora Sandra, em sua fala, se despediu da função agradecendo a parceria de todos os docentes, técnicos, profissionais da saúde, residentes e estudantes de graduação que ajudaram a construir o HU-FURG/Ebserh nos últimos anos. “Desejo ao professor Fábio uma gestão de diálogo, sensibilidade e avanços”, pontuou.
Sobre o novo gestor
Médico formado pela FURG, Fábio construiu uma trajetória marcada pela atuação acadêmica, assistencial e de gestão na área da saúde. Concluiu especialização em Cirurgia Geral pela Associação de Caridade da Santa Casa do Rio Grande em 2001 e, dois anos depois, tornou-se especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela então Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Em 2011, obteve o título de mestre em Ciências da Saúde pela FURG.
Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Medicina (Famed) e atua como preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do HU-FURG/Ebserh. Com experiência profissional, Fabio dedica atenção às áreas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia da Tireoide, Oncologia e Laringologia, além de também atuar administrativamente na gestão hospitalar e auditoria médica.