O Serviço de Psicologia Escolar da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande (Prae/FURG) realiza o serviço de acolhimento psicológico aos estudantes durante as férias. O acolhimento psicológico oferece escuta e apoio pontual para estudantes regularmente matriculados na FURG.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Os acolhimentos ocorrem em horários diferenciados durante as férias, das 8h às 12h, na Prae, Prédio das Pró-reitorias, unidade Carreiros. O agendamento do acolhimento deve ser feito por meio de formulário disponível AQUI ou no QR Code no cartaz abaixo.
Mais informações no site da Prae ou pelo email psicocbvu@gmail.com.
Necessidade de acolhimento
Para a equipe do Serviço de Psicologia Escolar, estudantes continuam imersos em rotinas de responsabilidade nas férias, em estágios ou projetos de extensão e pesquisa, precisando de um espaço de escuta que os ajude a processar as experiências do campo de prática e a encontrar um equilíbrio entre o fazer acadêmico e o necessário descanso psíquico.
Além disso, a equipe lembra que vulnerabilidades podem se tornar ainda mais evidentes com o esvaziamento do campus durante o período e, para quem mora na universidade, com a viagem de colegas e amigos, a rede de apoio habitual se enfraquece, o que pode intensificar o sentimento de isolamento. Os profissionais lembram também que mestrandos e doutorandos não seguem o rito das férias escolares, mantendo atividade ininterrupta, com a pressão por prazos, qualificações e escrita constante de teses e dissertações.
Desta forma, o suporte psicológico, de acordo com os profissionais, é fundamental, não apenas para mediar conflitos de convivência, mas para acolher o peso emocional de quem não pode voltar para o convívio familiar por questões financeiras ou geográficas.
Para a equipe, a presença do Serviço de Psicologia Escolar nas férias reafirma que a assistência estudantil é integral e contínua na FURG, e, ao acolher o que emerge fora do período letivo, a universidade previne o adoecimento e a evasão, assegurando que o cuidado com a saúde mental seja uma prática perene, e não apenas sazonal.
Buscando o bem-estar pleno da comunidade universitária, a FURG está integrada às ações de conscientização sobre a saúde mental da campanha Janeiro Branco. Leia mais sobre a campanha AQUI.