O domingo na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) trouxe uma novidade para o ensino superior da região. Pela primeira vez, a FURG realizou a aplicação de provas de um processo seletivo específico para o ingresso de estudantes transgêneros.
Participantes já podem conferir os locais de prova
Em reunião com Secretaria do Cassino, FURG prepara ações no balneário
Proiti realiza consulta sobre uso de tecnologias de informação e inteligência artificial
A prova de Redação em Língua Portuguesa foi aplicada na tarde deste dia 15, no prédio 1 do campus Carreiros, em Rio Grande/RS. Foram oferecidas dez vagas nos seguintes cursos de graduação presenciais da universidade: Medicina, Direito, Psicologia, Artes Visuais (licenciatura e bacharelado), Educação Física, Ciências Biológicas (bacharelado), Pedagogia, Enfermagem e Administração.
No mesmo local e horário, foram aplicadas provas dos Processos Seletivos específicos para candidatos e candidatas indígenas e quilombolas; para estes grupos, também foram realizadas provas nos municípios de Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul.
Para a professora Simone Freire, titular da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid) da universidade, a abertura de um edital para processo específico que contempla travestis e transexuais representa um avanço para a FURG. "De todos os processos seletivos, este é o que mais teve candidatos, o que mostra uma demanda represada no que diz respeito ao acesso à educação na universidade", observa a coordenadora. "Estamos muito felizes que as pessoas estejam aqui participando, e sendo acolhidas - além do acesso, nossa preocupação é com a permanência dessas pessoas na FURG", acrescenta a professora Simone.
Antes da prova, representantes da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros do Rio Grande (ALGBT) distribuíram água mineral e chocolates próximo à entrada do prédio.
O edital do Processo Seletivo 2023 Específico para Ingresso de Estudantes Transgêneros foi aprovado pelo Conselho Universitário a partir da ampliação do programa de ações afirmativas da FURG. Ainda segundo a Caid, a FURG busca, a partir desse novo processo seletivo, dar visibilidade a uma população que vive em um ciclo permanente de vulnerabilidade social e violência, dentre elas, a falta de políticas de acesso à educação.
Considera-se pessoa transgênera aquela que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento, cabendo a si autodeclarar essa condição.
Próximas etapas
A lista de classificados será divulgada até o dia 27 de fevereiro de 2023, na página da Coperse. No mesmo endereço, a convocação e a lista de aprovados serão divulgadas até 28 de fevereiro.
Antes dessa etapa, candidatos e candidatas indígenas e quilombolas passam por entrevista, cuja convocação será publicada em 1o. de fevereiro, na página da Coperse. As entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023.
O primeiro semestre letivo de 2023 tem início no dia 20 de março.