SETEMBRO AMARELO

FURG-SLS e Prefeitura Municipal promovem ação de valorização à vida na Praça Central nesta sexta-feira, 9

Atividade acontece das 8h às 12h

Nesta sexta-feira, 9, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), em parceria com a Prefeitura Municipal, promoverá um encontro de valorização à vida na Praça Central Dedê Serpa, das 8h às 12h. A iniciativa é alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Na ocasião, a universidade estará representada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e pelo projeto Ateliê das Emoções.

Notícias Relacionadas
Larissa Pacheco, psicóloga do campus São Lourenço do Sul, explica que o evento foi estruturado com a perspectiva de que a prevenção ao suicídio pode acontecer a partir de ações de motivação. “O viés de trabalho é a valorização da vida”, ressalta.

Integrarão a ação os diversos núcleos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial de São Lourenço do Sul, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) presentes no município, o Centro de Reabilitação Laboral da Saúde Mental Lokomotiva, e residentes do Programa de Residência Médica em Psiquiatria e Multiprofissional em Saúde Mental. Estão previstas apresentações musicais, palco livre e momentos de escuta aos que desejarem, a partir de consultórios de rua.

Simultaneamente, ao longo da manhã, integrantes do Ateliê das Emoções ofertarão oficinas de artesanato com peças de feltro aos presentes. "É um espaço para a pessoa conhecer o trabalho do Ateliê, mas conhecer fazendo, para além do conhecer falando. Até porque o Ateliê das Emoções é pensado para ser executado com as mãos. É um espaço de promoção de saúde através da manipulação dos elementos, que fomenta a motricidade fina e a construção da própria arte", explica Larissa.

A psicóloga também conta que Ronaldo Augusto, estudante de Agroecologia da universidade, está construindo uma estrutura móvel de bambu, que será levada ao local com o objetivo de que seja elaborada uma teia de cordão. A ideia é que as pessoas que transitem pelo local sintam-se à vontade para se expressar, incorporando elementos ao trançado. “Expressar seus desejos, suas intenções, seus pensamentos e suas emoções através da teia, com escritas, desenho, artesanato, retalhos... com aquilo que elas desejarem”, sugere Larissa.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.