Conclusão de curso

FURG terá 20 formaturas em formato virtual entre junho e julho

Cerimônias vão outorgar grau a estudantes que concluíram curso no segundo semestre letivo de 2020

Com a pandemia e seus impactos pautados em medidas de distanciamento social e de prevenção a aglomerações, o contexto operacional da FURG mudou como um todo. No caso das outorgas de grau, antes um momento de celebração ao lado de amigos, familiares, colegas e professores, precisou ser remodelar sua estrutura para não que deixasse de acontecer. Desde o ano passado, a universidade encontrou um caminho seguro para manter a atividade, utilizando o ambiente virtual, que agora, nas outorgas de grau de quem conclui o curso no segundo semestre letivo de 2020, segue sendo utilizado.

Notícias Relacionadas
 As formaturas representam um marco na carreira dos estudantes, que se preparam ao longo dos anos de suas graduações para então embarcarem, efetivamente, no mercado de trabalho ou, ainda, na sequência de suas jornadas acadêmicas. Para a universidade, a cerimônia é um importante momento de reafirmação do seu papel social, com a formação de profissionais e pesquisadores qualificados.

De acordo com o reitor Danilo Giroldo, as outorgas de grau em modo remoto representam mais um esforço da universidade em cumprir sua função social, mesmo com as contingências que o contexto pandêmico têm imposto. “A formação de pessoas é a principal missão da universidade, e, portanto, a continuidade das cerimônias de outorga de grau, mesmo em caráter virtual, simboliza que o trabalho da FURG nunca parou, e sim, continua sendo feito com qualidade”, declarou o gestor.

Para Danilo, a responsabilidade primeira de uma universidade é a promoção da transformação social do país, por meio da formação de profissionais qualificados, o que continua acontecendo na FURG. “Nós, com esforço da Secretaria de Comunicação e de todos os demais setores envolvidos nesse processo de viabilizar as outorgas de grau online, estamos conseguindo possibilitar este momento, símbolo e garantia de que a missão social da instituição está sendo cumprida".

Realização das cerimônias

Para que todas as cerimônias ocorram da melhor forma possível, várias equipes da FURG são mobilizadas, dentre elas a Secretaria de Comunicação (Secom), com as equipes de Audiovisual e Cerimonial, e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Com o atual cenário este trabalho precisou ser remodelado, tornando necessário elaborar o tempo para pré-produção, para que haja diálogo entre os servidores e a reitoria.

Segundo Ingrid Donald, coordenadora de Bem Viver Universitário (CBVU), o novo formato das cerimônias acarretou em uma maior complexidade do trabalho, muitas vezes devido ao preenchimento e entrega dos documentos solicitados pelos estudantes. “Embora, haja solicitação aos estudantes para que eles mandem os documentos completos, como era antes, em alguns casos não são todos que vêm devidamente preenchidos”, afirma.

Nos dias das outorgas, há também o envolvimento de uma série de servidores nos bastidores da produção. Por mais que a cerimônia seja realizada virtualmente, os trabalhadores envolvidos deslocam-se até a universidade para operacionalizar o evento, respeitando todas as medidas de higiene e distanciamento social previstas no plano de contingência institucional.

De acordo com Laurício Tissot, secretário de Comunicação, a realização do evento necessita de empenho redobrado: “O maior desafio é garantir que a cerimônia neste formato inédito, possa ser realizada da melhor forma, para que os formandos, professores, gestão e as respectivas famílias dos estudantes possam desfrutar deste rito com toda a imponência que merece”, destaca.

Nas outorgas de grau que acontecerão ao longo dos próximos dias, estima-se a presença de aproximadamente mil estudantes da FURG de diferentes cursos da universidade, de todos os campi: Carreiros (em Rio Grande), Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul, e ainda de polos. O calendário com todas as cerimônias e ensaios até o dia 30 de julho estão disponíveis no documento abaixo.

Calendário cerimônias e ensaios