Desde a última terça-feira, 16 de janeiro, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram-FURG) e o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambienta (Nema) estão monitorando um exemplar de elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) na praia do Cassino. Trata-se de um animal macho e ativo que está entrando e saindo da água, e que na sexta, 19, escolheu uma área de praia para descansar. A área está isolada e as equipes estão no local para garantir a segurança do animal e dos veranistas que utilizam a região.
FURG SAP receberá mais uma edição da Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha
FURG sedia o 1º Congresso de Formação de Professores do Extremo Sul do Brasil e 21º Seminário Institucional do Pibid
FURG participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Os elefantes marinhos são animais de ocorrência esporádica na costa do Rio Grande do Sul. Esta espécie reproduz-se no sul do continente americano e regiões antártica e sub-antártica, e devido a suas grandes viagens necessitam de longos períodos de descanso.
Os cuidados com a fauna marinha na região se dão graças ao incentivo e parceria com diferentes instituições. São elas: Marinha do Brasil, Portos-RS, Tecon, Termasa-Tergrasa, EBR, Laçador Navegações, Refinaria Riograndense, Granel Química, Bianchini, Faurg, FCRG, Praticagem da Barra do Rio Grande, Sagres, Embrasmaqui, Ibama, Patram, Sema-RS, Jerry Pescados, SP da Cunha, SM Felippe, Pescal, Torquato Pontes Pescado, Ecomega-FURG, Laboratório de Aves Aquáticas e Tartarugas Marinhas, Nema, Clínica Dr. Everton, Laboratório de Micologia-Famed - FURG, Parna Lagoa do Peixe, Secretarias e Unidades de Proteção Ambiental dos municípios do Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.