O Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática da FURG celebrou, neste dia 10 de junho, 40 anos em atividade. As ações históricas do Ceamecim têm por base princípios de cooperação, interação, reflexão e construção pedagógica, atuando na formação de professores(as) de Ciências e Matemática no Rio Grande do Sul. Para marcar a data, foi divulgado um vídeo de apresentação, que pode ser conferido aqui.
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Ao longo dessas quatro décadas, o Ceamecim foi se transformando e se atualizando a partir do estudo e da parceria com as escolas de educação básica, conforme ressalta a professora Débora Laurino, presidente da Comissão Gestora do Centro. "O espírito cooperativo e investigativo, as experiências vividas e a qualificação dos integrantes do Centro foram enriquecendo, diversificando e expandindo suas ações", afirma ela.
O Ceamecim é, atualmente, um espaço interunidades composto pelo Instituto de Educação (IE), Escola de Química e Alimentos (EQA) e o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), entre outras frentes. Desta forma, desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão que englobam a formação inicial e continuada de professores(as) de forma integrada, a Educação Ambiental, a Educação em Ciências e o ensino de Química, Física, Biologia e Matemática.
Além dessas ações, os professores que atuam no Centro pesquisam sobre temas como interdisciplinaridade, tecnologias e metodologias educativas, gênero e sexualidade na escola, história das ciências, articulação entre educação e filosofia. As atividades envolvem estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências e Pedagogia, bem como mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências.
Durante a pandemia, o Ceamecim teve de adequar sua atuação tanto na pesquisa quanto no ensino e na extensão. "Temos como propósito criar, pesquisar, atuar na Educação e não seria diferente nesse momento tão delicado para toda a humanidade", observa a professora Débora. "Como representante da Comissão Gestora, parabenizo todos os integrantes do Centro e todos os nossos parceiros, que em cooperação discutem, debatem, estudam, criam e agem em prol da educação, em especial da educação pública".
Histórico
O Ceamecim foi criado inicialmente como um Clube de Ciências, cujo objetivo era proporcionar o entrosamento dos(as) licenciados(as) da área de Ciências com a realidade do ensino, porém não vinculado ao ensino tradicional, mas com a vivência de experiências inovadoras. A grande resposta da comunidade jovem, motivada pela oportunidade de realizar atividades inovadoras de ciências, levou a instituição a repensar o seu papel. Assim, em 1982 surgia o Serviço de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências (Sameci), que ajudou a intensificar a conexão da experiência extra-classe com as aulas regulares de formação inicial dos(as) alunos(as) de graduação.
Pouco mais de uma década depois, as ações passavam a envolver ativamente projetos de pesquisa. Esse processo de maturidade confere ao Serviço o status de um centro, e se configura o Centro de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática (Ceamecim). Os pressupostos da Educação Ambiental como eixo integrador do currículo, o objetivo de pesquisar a Educação Ambiental no currículo de Ciências e Matemática e a formação inicial e continuada de professores nessas áreas possibilitaram ao Ceamecim a articulação com os objetivos da Educação Ambiental e, consequentemente, a mudança de denominação para Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática.