PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

20ª MPU reúne eventos de olho na diversidade de públicos

Prazo para inscrições de trabalhos acontece até o dia 31 de agosto

Com o tema “Entre memórias e reinvenções: resistências que transformam”, a Mostra da Produção Universitária (MPU) chega em novembro à sua 20ª edição. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontecerá no formato online, com as atividades que compõem o modelo original adaptadas à modalidade remota.

Notícias Relacionadas

No núcleo acadêmico da FURG, a MPU é o espaço ideal para a troca de conhecimentos, oferecendo ao/à estudante grande envolvimento com a área de atuação, aprendizado com outros/as colegas e garantindo também uma boa oportunidade para qualificar seu currículo e apresentar resultados à comunidade.

A Mostra acontece de 24 a 26 de novembro. Além de participar das oficinas oferecidas durante a programação, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos têm a possibilidade de inscrever trabalhos desenvolvidos durante os estudos, sejam de graduação ou pós-graduação. O prazo para a submissão de trabalhos acontece até o dia 31 de agosto e as inscrições podem ser feitas através deste link, de forma gratuita. 

Seis eventos integram a MPU nesta edição, cada um voltado a um público específico: Congresso de Iniciação Científica (CIC), Seminário de Extensão (EXT), Encontro de Pós-graduação (EPG), Seminário de Ensino (ENS), Simpósio de Cultura (SimCult) e Salão de Indissociabilidade (SI). O/a estudante e seu/sua orientador/a devem decidir qual evento é mais adequado à natureza do trabalho. Para garantir a organização na hora de escolher em qual evento o trabalho será submetido, a comissão organizadora recomenda a leitura atenta do regulamento. Confira abaixo as características de cada um deles.

>> Em sua 30ª edição, o Congresso de Iniciação Científica (CIC) retorna como um espaço para divulgar, promover e acompanhar os primeiros passos dos estudantes na carreira científica e tecnológica, seus desafios e empolgação com o mundo científico. É aberto a estudantes de graduação da FURG e de outras instituições de ensino superior.

>> O 24º Seminário de Extensão (EXT) busca divulgar, promover e acompanhar as ações de extensão e apresentar trabalhos nas áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

>> O Encontro de Pós-Graduação (EPG) é o evento da MPU que divulga, promove e acompanha os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por estudantes junto aos programas de pós-graduação da FURG e de outras instituições de ensino superior. Ele chega à sua 23ª edição.

>> Divulgar, promover e acompanhar os projetos que visam auxiliar nos processos formativos dos estudantes dos cursos de graduação estão entre as características do 16º Seminário de Ensino (ENS). São consideradas ações de ensino cursos de apoio pedagógico (áreas básicas ou formação complementar), oficinas de aprendizagem, grupos de estudo, atividades de tutoria, projetos cujo foco seja a formação profissional, entre outros.

>> O 8º Simpósio de Cultura (SimCult) dá chance à comunidade acadêmica, e também à comunidade externa, de dialogar sobre contextos, ações e pesquisas em arte e cultura. Isto se dá através da apresentação de trabalhos, rodas de conversa, exposições, mostras de vídeo, oficinas e palestras.

>> O 4º Salão de Indissociabilidade (SI) é um espaço para a reflexão conjunta de trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, cultura, e inovação tecnológica organizados pelas áreas temáticas da extensão.

Aperfeiçoamento de metodologias
A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos e programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

A realização da MPU 2021 será em formato totalmente digital e remoto, respeitando o Plano de Contingência para o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19). As atividades voltam a ser realizadas de formas síncrona e assíncrona, por meio de apresentações, atividades culturais, oficinas e debates.