EDITAL ESPECÍFICO SIMPLIFICADO

FURG-SVP oferece 154 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2022/2

Estudantes podem usar notas das últimas cinco edições do Enem

Na manhã de hoje, 22, a Comissão Permanente do Processo Seletivo da FURG (Coperse) publicizou edital para ingresso no segundo semestre letivo de 2022. Ao todo, são oferecidas 744 vagas em cursos de graduação presenciais dos campi Carreiros, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Em Santa Vitória do Palmar serão ofertadas 154 vagas, sendo 27 para Comércio Exterior, 39 para Tecnologia em Eventos, 35 para Hotelaria, 30 para Relações Internacionais e 23 para Turismo.

Notícias Relacionadas
Para o diretor do campus, Fernando Comiran, a crise nacional gerada pela pandemia de Covid-19 e o quadro econômico decorrente disso resultaram em um menor número de alunos ingressantes nas universidades. No caso da FURG, esse cenário propiciou um excedente de vagas, que ainda estão disponíveis para serem ocupadas pela sociedade brasileira. Segundo o diretor, a universidade, atenta a essa realidade, procura ampliar e facilitar o ingresso de estudantes mediante essa proposta de seleção simplificada: “Esperamos que essa decisão da FURG oportunize aos brasileiros mais uma janela de entrada no ensino superior público e gratuito”.

As inscrições para o processo seletivo 2022/2 iniciam na segunda-feira, 25, e vão até 10 de agosto, devendo ser realizadas exclusivamente pelo site da Coperse. Poderão se candidatar estudantes que realizaram, ao menos uma vez, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos e que alcançaram notas consideradas mínimas em todas as áreas do conhecimento (200 em Redação; 120 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 120 em Matemática e suas Tecnologias; 120 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 120 em Ciências Humanas e suas Tecnologias).

As vagas serão disponibilizadas nas modalidades: ampla concorrência; candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos com deficiência que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos com deficiência que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e candidatos com deficiência conforme o Programa de Ações Afirmativas da FURG (Proaaf).

As especificidades do processo de inscrição para cada uma dessas modalidades, e demais informações quanto à convocação e matrícula dos selecionados, estão dispostas em edital. O resultado com a classificação final será divulgado em 9 de setembro no site da Coperse.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.