CONSCIENTIZAÇÃO

FURG SLS promove integração com a comunidade em Semana do Meio Ambiente

Universidade esteve presente em celebração promovida pela Prefeitura Municipal, na última sexta-feira, 3

O Campus da FURG em São Lourenço do Sul participou, na última sexta-feira, 3, de uma celebração em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal. Com o dia ensolarado, a atividade foi realizada ao ar livre, em frente à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama). 

Notícias Relacionadas
Durante a manhã e a tarde, turmas de escolas municipais de ensino infantil e fundamental, junto da comunidade em geral, visitaram os estantes da FURG e das demais escolas, entidades e associações ligadas ao meio ambiente presentes no evento. Representando a universidade, professores e estudantes da FURG dialogaram com o público, apresentando o Campus em São Lourenço do Sul e algumas atividades desenvolvidas localmente.

Parceria da universidade com a gestão municipal

Graduado em Gestão Ambiental pela FURG, o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rodrigo Uarth, destaca o protagonismo da universidade na preservação ao meio ambiente na região Sul e o comprometimento com o que acontece em São Lourenço do Sul e municípios vizinhos.  Ele enaltece também a presença de estudantes do Campus SLS - acadêmicos de Gestão Ambiental, - no quadro de estagiário da Seplama.

 "A universidade tem o conhecimento acadêmico, com a parte de estudos, e para nós é muito importante trazer isso ao público. A FURG é sempre parceira da gestão pública no sentido de difundir a temática da educação ambiental", acrescenta Uarth.

O diretor do Campus SLS, Eduardo Vogelmann, concorda, argumentando que o evento possibilita para que os moradores conheçam e se aproximem da universidade. “É uma forma de a gente entrar em contato direto com todas as escolas do município e com todos os estudantes que visitam a feira. Para a universidade é algo muito positivo”, explica Vogelmann.

Já o prefeito municipal Rudinei Härter enfatiza a necessidade das instituições promoverem colaboração umas com as outras. “Ser parceiro da FURG como gestor é o mínimo. Acreditamos que essa soma de esforços vai fazer com que São Lourenço se desenvolva na área ambiental. O evento de hoje é uma prova disso, onde a FURG participa com seus estandes e apresentações. Tudo soma para o conhecimento dos alunos”, frisa.

Härter salienta também o respeito que nutre pelo Campus da FURG em São Lourenço.  “Pessoalmente, eu tenho pela FURG uma consideração muito grande porque entendo o empenho, a ciência e a pesquisa. Tudo isso pode auxiliar no desenvolvimento da sociedade”, ressalta. 

Atividades realizadas

Em um dos estandes, o curso de Gestão Ambiental trouxe uma maquete ilustrativa com os relevos do território lourenciano, e o diretor do campus expôs uma coleção de pedras do laboratório de Geologia, com minerais presentes na região, além de exemplares raros de praticamente todos os continentes.

Para Vogelmann, o evento possibilita novas formas de ensino e aprendizagem com as crianças. “Sai do tradicional, daquela coisa da aula na classe, do professor falando. O aluno vem para cá e experimenta. Têm atividades lúdicas, brincadeiras, escolas diferentes expondo seus trabalhos. É bom, inclusive, para os professores se espelharem em projetos que estão sendo realizados em outros locais”, afirma.

Já em outro espaço, integrantes do projeto de extensão Pancpop realizaram uma mostra com Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc), estimulando que crianças e adolescentes conhecessem os potenciais alimentícios de sete espécies, algumas delas já presentes no cotidiano de suas famílias. Além disso, promoveram também degustação de bolos com Panc.

Coordenadora do Pancpop, Jaqueline Durigon - docente nos cursos de Agroecologia, Educação do Campo e Gestão Ambiental - conta que se surpreendeu com a interação das crianças com as Panc. “As Panc têm esse poder de chamar atenção, de despertar e de promover a interação. As crianças não só vinham e provavam, mas traziam outras pessoas para provar” relata, apontando que em função das cores atrativas, as espécies têm potencial de despertar a curiosidade e os sentidos.

Jaqueline também acredita que o movimento que vem sendo realizado há cerca de cinco anos pela equipe é necessário para trazer o diálogo sobre consciência alimentar para dentro das famílias, estimulando o consumo e o conhecimento de outras possibilidades de alimentação.

Já Laís Velasques, integrante do projeto e estudante de Agroecologia, destaca que a presença do Pancpop na Semana do Meio Ambiente é fundamental para possibilitar um entendimento mais profundo sobre o papel da alimentação na proteção ao meio ambiente. "O meio ambiente é a gente, é o que a gente come, é o que a gente faz, é o tempo todo", explica.

A programação do Junho Sustentável na FURG segue ao longo de todo o mês. As atividades podem ser acessadas pelo site do evento.

 

 

Galeria

Universidade esteve presente em celebração promovida pela Prefeitura Municipal, na última sexta-feira, 3

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM