No último final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, 14 estudantes da FURG São Lourenço do Sul, acompanhados de professores, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura indígena na aldeia Tekoa Yvy'ã Poty (Flor da Serra), localizada em Bonito, 4º distrito de Camaquã.
Alunos de Licenciatura em Educação e Letras da FURG-SLS participam de palestra sobre a cultura pomerana
Projeto PancPop da FURG-SLS participa de atividade educativa sobre alimentação com Panc em escola do município
Alunos da LEdoC promovem ação educativa sobre saúde alimentar em São Lourenço do Sul
No mesmo final de semana, os visitantes também tiveram a oportunidade de participar da consagração e festividade do fim do ano velho/fim da estação e início do ano novo/começo da nova estação junto aos moradores da aldeia, em união ao redor da fogueira.
Para o professor Marlon Borges Pestana, docente dos cursos de Educação do Campo, Agroecologia e Gestão de Cooperativas da FURG-SLS, a aldeia Tekoa Yvy'ã Poty é símbolo de resistência e muita luta. “Vem sendo construída com muita força de vontade pelos guerreiros e guerreiras da comunidade”, destaca.
Além da comitiva da FURG-SLS, também estiveram no evento representantes dos programas de pós-graduação em História do campus Carreiros, de Rio Grande, e em Educação Ambiental, do campus de Tapes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e pessoas da comunidade em geral.
Na FURG, a atividade integra o conteúdo das disciplinas de Educação Patrimonial, História e Cultura Indígena no Ensino de História, que contemplam a Lei Federal 11.645/2008 e estão vigentes nesse semestre 2°/2022, fazendo parte do projeto de pesquisa ProjPesq 385 da universidade.