O grupo de pesquisa Cultura do Campo e Educação Patrimonial - vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus da FURG em São Lourenço do Sul - esteve na Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Marina Vargas na última quarta-feira, 27, realizando palestras sobre o "Povoamento Indígena Pré-Colonial da região de São Lourenço do Sul" para as turmas do 6° ao 9° ano.
Alunos de Agroecologia da FURG-SLS desenvolvem projetos para resolver desafios em agroecossistemas familiares
Projeto PancPop fortalece laços com agroindústria familiar em Santa Catarina em prol da expansão das Panc
Candidatos à reitoria da FURG apresentam propostas no Campus de São Lourenço do Sul
Junto à sua fala, foram apresentados materiais de acervo etnográfico e arqueológico do município, contendo artefatos de cerâmica, cestos, pedra lascada e polida, além de fotos dos artefatos originais, sendo permitido que os alunos manuseassem as réplicas.
Segundo Pestana, no encontro os estudantes demonstraram curiosidade sobre a profissão de arqueólogo e antropólogo, pois já haviam tido o conhecimento da área de estudo na disciplina de Ciências. “A recepção é superinteressante e eles acabam descobrindo que arqueólogos/as não escavam dinossauros e sim recuperam e ajudam a contar a história do povoamento humano do nosso município”, relata o professor.
Além de ser alusiva à campanha Abril Indígena da FURG, a palestra integra a programação da semana dos Povos Indígenas no município, que ocorre sempre na segunda quinzena de abril. Há mais de seis anos, a FURG participa destas atividades através das palestras “Arqueologia Pré-Histórica de São Lourenço do Sul” e “História dos Povos Indígenas de São Lourenço do Sul: dos primórdios aos dias atuais”. Especificamente na escola, este é o quinto ano de atividades.
O professor explica que projetos de pesquisa e extensão voltados ao interesse de divulgação da arte e cultura dos povos originários e tradicionais é previsto pela lei 11.645/2008 e incentiva parte destes estudantes a seguir a carreira de ciências, parte das quais encontrará eco nos cursos de nível superior da FURG no Campus São Lourenço do Sul. “Ou seja, é um incentivo para que os estudantes do ensino fundamental e médio se preparem para a vida universitária”, finaliza.