AGENDA SOCIAL

FURG celebra Abril Indígena com programação cultural

Conheça as ações institucionais alusivas ao mês dedicado aos povos indígenas

Nesta terça-feira, 19, celebra-se o Dia dos Povos Indígenas, assim como o próprio mês de abril carrega consigo a temática indígena como um todo. Na FURG, o mês alusivo possui uma forte marca do protagonismo dos estudantes indígenas por meio das ações do coletivo formado por estes alunos. Em função dos reflexos organizacionais causados pelo contexto pandêmico, o mês iniciou em recesso escolar, fazendo com que algumas atividades previstas sejam realizadas entre o final de abril e o início de maio.

Notícias Relacionadas
Ações integrantes do Abril Indígena na FURG

Constituído por cinco ações principais, o Abril Indígena na FURG começa com a live “Conversas Inter-religiosas”, marcada para o dia 28 de abril. A iniciativa tratará do tema ‘Espiritualidade Indígena’, e terá mediação do Reverendo Hamacés. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da universidade no YouTube, a partir das 15h.

Ainda no final de abril acontece a Copa Augusto Opê, organizada pelo Coletivo Indígena. A iniciativa será realizada juntamente com o tradicional encontro com as lideranças indígenas

No início de maio, três ações estão ligadas ao Abril Indígena, sendo a primeira a própria Aula Inaugural. Na oportunidade, o evento abordará o tema: “Saberes indígenas e educação: diálogos interepistêmicos”, em formato híbrido, contemplando atividades presenciais – com vagas limitadas -, e transmissão simultânea. Como ministrantes, foram convidadas Shirley Krenak e Telma Taurepang, importantes personalidades indígenas do país; a professora Elisa Celmer, fará a mediação da conversa. A ação acontece no dia 3, a partir das 19h, no Cidec e no canal da FURG no YouTube.

Em conjunto com a Aula Inaugural, também nas dependências do Cidec, será realizada a exposição fotográfica “Tire o Preconceito do Caminho que Eu Vou Passar Com Meu Cocar!”, que registra a presença de estudantes indígenas do Coletivo Indígena na ação ‘Terra Livre’, promovida no início do mês de abril em Brasília. O evento também será realizado em formato híbrido.

Por fim, as convidadas da Aula Inaugural - Shirley e Telma -, participarão de uma entrevista aberta no dia 4 de maio, durante a abertura da Feira do Livro da FURG. A ação acontece às 19h30 no espaço Conversas.