SESSÃO DE CINEMA

FURG-SLS exibe filme “Catadores de Sonhos” nesta quarta-feira, 16

Atividade é gratuita e aberta à comunidade

Foto: Divulgação

A FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) exibirá nesta quarta-feira, 16, o filme “Catadores de Sonhos”. A sessão acontecerá a partir das 19h, na sala 3201 do prédio 3 (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290) e é proposta pelo Programa de Educação Tutoriada (PET) vinculado ao curso de Gestão Ambiental do campus lourenciano.

Notícias Relacionadas
A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica da FURG-SLS e ao público em geral do município. No dia, haverá distribuição de pipoca aos presentes. Após a exibição, também está prevista uma breve discussão sobre as percepções de cada um sobre a produção audiovisual.

A sessão de cinema dá sequência às ações desenvolvidas pelo PET Gestão Ambiental em São Lourenço do Sul. No final de outubro, o grupo já havia exibido o filme “Lixo Extraordinário”, ocasião que contou com grande adesão do público, inclusive com a presença de catadores de material reciclável da Associação Ecológica de Recicladores de São Lourenço do Sul (Asser).


Sobre o filme

Produzido entre 2014 e 2015, o documentário “Catadores de Sonhos” mapeou histórias de aproximadamente dois mil catadores que encontraram na coleta de materiais recicláveis seu local de acolhimento social e a base para o sustento de suas famílias.

A produção audiovisual aborda o problema ambiental causado pela falta de planejamento público na destinação de resíduos no Lixão de Aurá, situado em Belém/PA e considerado o segundo maior aterro sanitário do Brasil; bem como o papel do movimento de catadores nas negociações com os agentes públicos, responsáveis pela gestão do local e pela elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.