No dia 13 de novembro, o Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Campus de São Lourenço do Sul, concluiu o curso de extensão “A Palavra Literária em Ação: Capacitação para Contadores de Histórias e Mediadores de Leitura", promovido pelo Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias do município, sob a coordenação do docente Valter Henrique Fritsch, responsável também por ministrar as aulas.
PancPop consolida grupo de estudo sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais e campesinato na FURG-SLS
Projeto PancPop fortalece agricultura familiar e agroecologia no Dia de Campo da Embrapa
FURG-SLS participa da diplomação dos eleitos em São Lourenço do Sul
A etapa final foi um dos destaques do projeto, marcada pelo grupo de contadoras de história que, ao concluir a formação, levou os conhecimentos adquiridos às escolas. Para Fritsch, a iniciativa reafirma o compromisso da Universidade com a educação e a cultura, fortalecendo a presença do ILA no cenário educacional do município.
“Essa experiência prática teve como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre as crianças e adolescentes, utilizando narrativas literárias para despertar o interesse e a imaginação dos jovens leitores. O sucesso da empreitada não passou despercebido. As contadoras de histórias desempenharam um papel fundamental ao enriquecer o ambiente escolar com contos encantadores, promovendo um contato mais próximo com a literatura e mostrando a importância da leitura na formação integral dos alunos.
Além das escolas sentirem o impacto positivo das atividades, as integrantes do curso também foram beneficiadas por meio da aplicação das habilidades desenvolvidas, observando na prática o poder transformador das histórias.
“O sucesso da capacitação deixa um legado para as participantes, as escolas envolvidas e, principalmente, para a comunidade escolar, que teve a oportunidade de vivenciar a literatura de forma lúdica e transformadora. A universidade espera que novas edições do curso possam continuar incentivando a leitura e o prazer pelo mundo das histórias, formando cada vez mais mediadores e contadores de histórias que atuem como protagonistas na promoção do livro e da leitura”, concluiu o docente.