Na última sexta-feira, 5, estudantes e docentes do campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participaram da Feira de Profissões do Salão Paroquial da Igreja Matriz, atividade que integrou a programação da 139ª Festa de São Lourenço. Na ocasião, alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental puderam saber mais sobre a universidade e as opções de cursos superiores ofertados no município.
Alunos de Licenciatura em Educação do Campo e Letras da FURG-SLS participam de palestra sobre a cultura pomerana
Projeto PancPop da FURG-SLS participa de atividade educativa sobre alimentação com Panc em escola do município
Alunos da LEdoC promovem ação educativa sobre saúde alimentar em São Lourenço do Sul
De acordo com a docente da FURG-SLS, Juliana Prevedello, a atividade oportunizou que a comunidade conhecesse um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo curso de Gestão Ambiental e pela universidade como um todo. “É muito bom dialogar com os estudantes e mostrar as opções de cursos superiores que temos gratuitamente aqui no município”, afirma.
Um exemplo disso foi relatado por Isadora Freitas, estudante do 8º ano da Escola Estrela do Mar. Segundo Isadora, foi com a divulgação da Feira de Profissões em sua turma que ela ficou sabendo sobre a presença da FURG em São Lourenço do Sul. O que foi visto, no dia, lhe agradou: “A palestra foi muito boa. Eu amei as pedras, são muito bonitas”.
Parceria a favor da educação
Realizada pela comunidade católica da Igreja Matriz, a Festa de São Lourenço celebra o padroeiro do município, o mártir São Lourenço de Huesca, considerado um dos sete primeiros diáconos da Igreja Cristã.
O diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, explica que essa foi a primeira vez que a universidade participa do evento promovido pela Igreja Católica. “Foi uma experiência muito positiva, assim como são todos os momentos em que podemos entrar em conexão com as pessoas da comunidade”, avalia.
Eduardo destaca que durante a feira várias escolas visitaram o espaço da FURG-SLS. “Isso contribui bastante para que tomem conhecimento sobre as atividades que desenvolvemos aqui no campus e os cursos que oferecemos, além é claro de promover esse estreitamento das relações entre a universidade e as pessoas da comunidade lourenciana”, enfatiza.
A professora e empresária Gislaine Amato Sandri, uma das organizadoras da celebração, conta que essa é a primeira vez que a Feira de Profissões acontece. A ideia surgiu por iniciativa sua: “Pra mim, um evento que é comunitário deve oferecer outros serviços”.
De acordo com Gislaine, a presença da universidade em São Lourenço muda um paradigma, fortalecendo o desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural da região. “Antes o município era apenas emissor e agora se torna receptor. Ao mesmo tempo em que para de enviar estudantes a outros locais, também passa a atrair novos alunos”, explica.
Ela entende que a presença de acadêmicos de outras partes do país promove um intercâmbio com a comunidade local. “São alunos que vêm às vezes de outros estados, estados bem distantes. Isso só vem a contribuir e enriquecer a cultura local. Também é importante para o desenvolvimento de mercado, dos negócios em si”, explica Gislaine.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.