SAÍDA DE CAMPO

Estudantes de Gestão Ambiental da FURG-SLS visitam instalações da Coopar/Pomerano

Grupo acompanhou atividades desenvolvidas pela empresa no interior do município, na localidade de Boa Vista

Na última quinta-feira, 18, estudantes do curso de Gestão Ambiental da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) estiveram nas instalações da Coopar/Pomerano, empresa lourenciana localizada no interior do município, em Boa Vista, no 6º distrito.

Notícias Relacionadas
Com 30 anos de atuação em São Lourenço do Sul, a Coopar/Pomerano é uma cooperativa com mais de cinco mil agricultores familiares associados, com foco no ramo de laticínios. Para tanto, desenvolve atividades desde a base da cadeia produtiva, com a secagem e a armazenagem de grãos, o recebimento do leite e o beneficiamento da matéria-prima em suas indústrias. O catálogo da marca dispõe de 20 diferentes produtos, como bebida láctea, doce de leite, requeijão, nata, leite integral, leite em pó e variados tipos de queijos.

A visita à sede da empresa foi articulada pela professora Juliana Prevedello, que ministra a disciplina de Gestão Ambiental de Empreendimentos. A docente conta que a saída foi pensada com o intuito de apresentar aos alunos as etapas do processo produtivo e as principais ações de gestão ambiental realizadas pela cooperativa, entre elas a segregação, a armazenagem e a gestão de resíduos sólidos; o tratamento de água, e o tratamento de efluentes.

“A visita foi uma ótima oportunidade para os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental visualizarem e aprenderem sobre os tipos de resíduos que uma empresa do ramo de laticínios gera e como ela realiza todo o tratamento e gestão desses resíduos”, explica a docente. Juliana acrescenta que a Coopar/Pomerano tem passado por um grande investimento na área ambiental, buscando melhorar seu desempenho e demonstrando responsabilidade ambiental nas práticas diárias.

Para o estudante José Eduardo Ribeiro Duarte, a oportunidade de visitar o local ao final do semestre foi importante e enriquecedora para a visualização prática de alguns dos aprendizados adquiridos anteriormente nas aulas. “Todos os processos foram explicados com muito empenho pelos responsáveis técnicos da empresa”, destaca.

Segundo ele, o que lhe chamou mais atenção foram os gastos que a Coopar/Pomerano teve para se adequar às legislações ambientais e sanitárias exigidas pelos órgãos fiscalizadores, citados na ocasião. “Outro fator interessante é a rapidez da fabricação de queijo e a automação dos equipamentos, que permite que a empresa produza uma quantidade expressiva do produto com uma baixa demanda de mão de obra”, completa.

Também estudante de Gestão Ambiental, Andriélle Mourão Soares concorda, apontando que com a visita ela e os demais colegas conseguiram compreender a totalidade do processo de produção de laticínios, ou seja, “como o produto é feito até chegar em nossas casas”, como afirma. Andriélle também destaca a oportunidade de visualizar na prática o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galeria

Grupo acompanhou atividades desenvolvidas pela empresa no interior do município, na localidade de Boa Vista

Foto: Divulgação