SAÍDA DE CAMPO

Estudantes de Agroecologia têm aula sobre manejo de suínos em propriedade agroflorestal de Pelotas

Além de conhecerem o sistema como um todo, estudantes observaram como criar os animais em consórcio com pomares de frutas

Na última terça-feira, 19, estudantes vinculados à disciplina de Manejo Agroecológico da Criação Animal I, do curso de Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) realizaram uma aula prática no interior de Pelotas, na Propriedade Agroflorestal Schiavon (PAS). Localizada na Colônia Maciel, a PAS tem o primeiro sistema agroflorestal certificado do estado.

Notícias Relacionadas
O professor Marcelo Stumpf, que ministra a disciplina e articulou a visita, explica que o objetivo principal era apresentar aos estudantes como é possível realizar o manejo de suínos em consórcio com árvores frutíferas junto à família Schiavon - agricultores que se inserem em uma perspectiva agroecológica e entendem os animais como mais um elemento dentro do agroecossistema. “A família Schiavon é referência agroecológica de nível internacional e foi uma honra podermos dividir nosso tempo com o Nilo que, sempre humilde, compartilhou seus manejos, estratégias e formas de enxergar uma propriedade agroecológica de forma sistêmica”, relata.

Segundo o docente, os suínos contribuem com a fertilização do solo e controle de plantas espontâneas do local, ao mesmo tempo em que se desenvolvem em um ambiente aberto, ao ar livre e com alimentação baseada em restos de culturas vegetais e outros alimentos encontrados dentro do próprio agroecossistema, como minhocas, insetos, raízes, folhas e frutos.

A dinâmica chamou atenção da estudante Aline Mello. Ela explica que entre os alimentos produzidos pela família Schiavon, estão pêssegos e bergamotas. Com os animais soltos dentro da agrofloresta, eles têm acesso aos pêssegos que caem no chão no final da colheita, e auxiliam no controle das raízes das bergamoteiras, fator importante na nutrição da espécie.

Aline salientou também que, por terem grande área verde e de pastagem, os animais conseguem ter a possibilidade de fuçar e revolver a terra, o que é importante no controle do estresse e da temperatura corporal deles. “É na prática que a gente vê essa relação aprendida na faculdade. Existe o convencional, chamado de produção animal - numa ótica um tanto quanto produtivista -, e em contrapartida, a visualização da criação animal, que se refere mais a uma criação agroecológica e que envolva também o bem-estar animal", afirma a estudante.

A mesma percepção é compartilhada pelo professor Marcelo. De acordo com ele, os animais encontrados pelo grupo eram bonitos, visivelmente saudáveis e confortáveis ao poder expressar seus comportamentos naturais. “A dinâmica encontrada foge àquilo presente nos sistemas industriais, baseados em confinamento e uso de ração como fonte exclusiva de alimentação”, destaca o professor.

Parceria com a FURG

Com a propriedade certificada pela rede participativa Ecovida, o agricultor Nilo explica que receber olhares externos é importante para dar credibilidade ao trabalho que a família exerce. Ele conta que iniciou os trabalhos na propriedade em 1995 e, dois anos após, já começou a receber estudantes de escolas municipais. Um tempo depois, outras escolas começaram a lhe procurar, assim como instituições de ensino superior.

O agricultor relata que atualmente mantém uma parceria muito próxima com a FURG e com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), mas também recebe, eventualmente, comitivas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e de institutos federais gaúchos. “Com a FURG e a Ufpel é um trabalho bem mais estreito de parceria. Tanto eles vão aprender com o que eu faço como eu aprendo com o que eles me levam. Esse é o objetivo, é uma troca mútua de informações”, entende.

A criação de suínos ocorre desde o início dos trabalhos na PAS. “Fazem parte do nosso dia a dia, porque eles são parte do nosso trabalho dentro do sistema. É também uma fonte de alimentação sadia: tem a carne, tem a banha, tem a linguiça que é produzida por nós mesmos”, explica.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galeria

Além de conhecerem o sistema como um todo, estudantes observaram como criar os animais em consórcio com pomares de frutas

Foto: Divulgação