SAÍDA DE CAMPO

Estudantes da FURG-SLS visitam Assentamento 30 de Maio, em Charqueadas/RS

Atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Foto: Divulgação

No início de junho, estudantes dos cursos de Agroecologia e Educação do Campo da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) visitaram o assentamento 30 de Maio, situado em Charqueadas/RS, em uma saída de campo organizada na disciplina de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, ministrada pela professora Carmem Pacheco Porto.

Notícias Relacionadas
Na atividade, buscou-se possibilitar que as turmas conhecessem a organização coletiva das famílias assentadas, formada nas lutas em busca de terra e transformações sociais, e a configuração espacial construída pelo desenvolvimento da agricultura familiar e do acesso às políticas públicas.

Inicialmente, os estudantes conheceram o supermercado da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Charqueadas (Copac), onde parte do que é vendido é produzido pelas famílias que compõem o assentamento. A continuidade do trabalho de campo aconteceu diretamente no 30 de Maio, com uma caminhada orientada pelos espaços da propriedade coletiva pertencente aos associados: agrovila, habitações, instalações para produção leiteira e armazenagem de alimentação do gado, agroindústria, instalação para criação de suínos e ovinos e produção de milho.

No dia, também foi realizada uma reunião com representantes do governo do estado para tratar da disponibilização de recursos financeiros, proveniente do governo federal em função da estiagem, que contou com a presença de aproximadamente 50 assentados que seriam beneficiados pelo auxílio. Na oportunidade, participaram cooperados da Copac; famílias que integram o 30 de Maio, mas também pessoas que desenvolvem suas atividades de forma individual, e algumas representações do Assentamento Nova Esperança, também localizado em Charqueadas, com formação recente.

Conhecer para valorizar
Para a professora Carmem, a atividade teve grande importância no contexto da disciplina por fortalecer a articulação entre teoria e prática, uma vez que os temas e conceitos abordados possuem uma grande conexão com a realidade vivenciada no 30 de Maio.

Esta foi a primeira vez que Hellen Heller, estudante do curso de Agroecologia, esteve em um assentamento. Segundo ela, conhecer a história e a trajetória do local e, mais especificamente, da cooperativa, em mais de vinte anos de atuação, foi engrandecedor. “Devo um agradecimento especial à disciplina e à professora, que oportunizaram esse dia. No curso, vimos muita teoria sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e para mim foi muito especial ver na prática o que eu apenas havia lido. Acredito que é muito importante que haja uma maior divulgação sobre o MST e os casos de sucesso dentro do movimento, pois existe um preconceito a respeito da luta pela terra que, em parte, se deve ao desconhecimento da sociedade”, afirma.

Assim como Hellen, o estudante do curso de Educação do Campo Clodoaldo de Freitas Vargas também não conhecia nenhum assentamento, Ele descreve essa experiência como “fantástica”. “Foi uma experiência fantástica, porque eu nunca estive dentro de um assentamento, a gente só ouve falar, então ter a oportunidade de vivenciar na prática um assentamento desmistifica tudo que os outros falam. Saí de lá encantado com tudo que eu vi, com o trabalho do cooperativismo, a união daquele povo, é incrível”, afirma.

Clodoaldo comenta que entre as coisas que mais lhe chamaram atenção durante a visita, estão a alta produção da Copac; a forma com que os associados vivenciam o cooperativismo, sem qualquer tipo de hierarquia, e a política de remuneração dos trabalhadores, que paga o mesmo valor de hora trabalhada para todas as pessoas envolvidas.

Saiba mais sobre o Assentamento 30 de Maio
O Assentamento 30 de Maio está situado na cidade de Charqueadas, na região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, e pertence à Região metropolitana de Porto Alegre, localizando-se a 50 quilômetros de distância da capital e 10 quilômetros do município de Charqueadas.

O assentamento foi estabelecido em uma área inicial de 850 hectares (ha), entre dezembro de 1990 e janeiro de 1991, por várias famílias oriundas das Regiões das Missões e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul. A Copac foi fundada e registrada em julho de 1991, onde inicialmente se encontravam 65 associados, o que corresponde a 45 famílias.

Segundo a professora Carmem, desde o seu início, o assentamento vem criando meios de se desenvolver. Para isso, utilizou o capital gerado da venda de suas produções em conjunto com créditos governamentais para o desenvolvimento da Cooperativa e do assentamento, investindo em maquinários, métodos de beneficiamento e diversificação da produção. Atualmente, a área do assentamento está dividida, sendo que 400 ha pertence aos cooperados da Copac, e 450 ha pertence aos demais assentados que optaram por uma organização individualizada.

 

 

Galeria

Atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Foto: Divulgação