FORMAÇÃO

Estudantes da FURG-SLS acompanham assembleia de cooperativa da região

Oportunidade permitiu que alunos e alunas do curso de Gestão de Cooperativas pudessem visualizar na prática questões abordadas em sala de aula

Foto: Divulgação

Na primeira saída de campo do semestre, estudantes do curso de Gestão de Cooperativas da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), juntamente com docentes da universidade, acompanharam a assembleia geral ordinária da Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar), realizada no dia 24 de março, no salão paroquial da Comunidade Católica Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista, no interior de São Lourenço do Sul.

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Com um público de aproximadamente 400 pessoas, sendo a maior parte composta por associados e associadas, a atividade contou com a apresentação da gestão financeira, institucional e operacional da Coopar. Na ocasião, foi destacado o faturamento de R$ 430 milhões da cooperativa em 2022, assim como o crescimento do quadro social, que atingiu 5.500 famílias associadas até o final do ano passado. Além disso, foram eleitos conselheiros.

A coordenadora e docente do curso de Gestão de Cooperativas, Márcia Umpierre, destaca que a participação dos estudantes na atividade permitiu que eles entendessem melhor como funciona uma assembleia e os processos dentro de uma cooperativa. “Avaliamos que a participação dos estudantes nas assembleias é muito importante porque eles conseguem fazer a relação teórico-prática. Ou seja, a gente discute e debate em sala de aula e eles conseguem ver a aplicabilidade disso no dia a dia e quanto é complexo e difícil fazer a gestão de um empreendimento coletivo, como é o caso das cooperativas, e os desafios que eles vão enfrentar cotidianamente quando estiverem atuando".

A partir do acompanhamento da assembleia, a professora aponta que se abre a possibilidade para que estudantes e docentes realizem em conjunto, em sala de aula, uma análise crítica do processo em questão, com o objetivo de identificar possibilidades de melhoria para o fortalecimento do cooperativismo, da prestação de contas e dos processos de tomada de decisão na região.

Na visão dos estudantes

Géssica Norenberg e Valentin Jahnecke, ingressantes do curso de Gestão de Cooperativas neste semestre, contam que gostaram da oportunidade, principalmente por esta ter sido a primeira experiência de ambos junto a uma cooperativa. “Achei bem interessante, pois mostra como funciona a cooperativa. Apesar de já estar bem evoluído, há pouca presença de mulheres”, ressalta Géssica.

Já os veteranos Manoel Kabke Igansi e Taís Reisderfer, também presentes na atividade, conseguiram perceber aspectos que foram vistos por eles no decorrer do curso, exatamente na Coopar, cooperativa regional que por diversas vezes é citada e usada como exemplo em aula, como destaca Taís.

Segundo a aluna, chamou sua atenção perceber como a Coopar apresenta os relatórios contábeis, os demonstrativos de sobras e perdas e como conduz a eleição de chapa de conselho fiscal, além de outros pontos que foram trazidos durante a assembleia. “A vivência prática é outro fator importante a ser destacado, já que é nesses momentos que a faculdade, juntamente com os profissionais a serem formados, se apresentam para a sociedade inclusa nesse meio, no caso o meio do cooperativismo. Essas trocas além de desempenharem um papel importante na formação dos alunos, ainda fortalecem os laços com a comunidade e com as cooperativas locais, possibilitando a abertura de portas para novas trocas, novos momentos de interação e ainda ouso dizer, momentos de intercooperação”.

Manoel complementa, afirmando que a aproximação com a cooperativa mostra o quão importante é este tipo de empreendimento, tanto para a geração de renda quanto para o fomento ao desenvolvimento regional local. “Também pudemos observar as múltiplas diferenças entre uma cooperativa e uma empresa convencional, principalmente no que diz respeito a aspectos de transparência nos registros contábeis”.