GÊNERO E RELIGIÃO

Coletivo Dandaras participa de Congresso Latino-Americano em São Lourenço

Integrantes atuaram em diversos espaços do evento

Foto: Divulgação
Em um plano fotográfico fechado, aparece uma mesa em que há pessoas fazendo atividades, como desenho e stêncil, com tintas.

De 14 a 17 de agosto, o Coletivo Feminista Dandaras do Campus São Lourenço do Sul participou do 6º Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião: vulnerabilidade, resistência e justiça, realizado em São Leopoldo.

Notícias Relacionadas
As líderes do coletivo atuaram em diferentes espaços dentro do evento. Entre as ações, as integrantes realizaram apresentações de trabalhos. O trabalho “Dandaras: A história de um coletivo feminista” foi apresentado por Janine Gomes e Graziela da Rosa.

O trabalho de Adriana Ferreira, intitulado “Comunidades quilombolas: pesquisação de suas vivências através de confecção de bonecas negras” e o de Luana Bunde e Graziela, intitulado “A dimensão agroecológica do IV Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades” também foram apresentados.

A docente Graziela da Rosa atuou como coordenadora do GT “Mulheres negras: resistências, feminismos, e espaços sagrados que se (re) visitam”. As integrantes Janine e Valeria Meyer ministraram a oficina de Stencil: Mulheres, feminismos e (re) existência, com o auxílio de Michaella Sant’ Ana e Graziela.

No evento, foi lançado o documentário “Mulheres Quilombolas: Identidades e memórias” com a participação das integrantes, contribuindo para a discussão e debate do tema. Juntas, lançaram o livro “Mulheres em Movimento” e atuaram ativamente junto ao estante do coletivo, dialogando sobre os estudos e atividades práticas que desenvolvem e socializam em eventos científicos e não científicos, escolas, universidades, comunidades e instituições, e também sobre a confecção das artes que ali estavam expostas, as quais as integrantes confeccionam e comercializam, ajudando assim na renda para os gastos nos eventos dos quais participam. 

 

Galeria

Essa foto mostra um cenário sem pessoas. Há uma mesa, com um banner em que há um texto em letras pequenas, ilegíveis, e ao lado, um desenho de três mulheres, com a inscrição: Mulheres quilombolas. Sobre a mesa, há bonecas de pano negras. Atrás, disposto exibido na parede, uma faixa com o desenho de seis diferentes mulheres, em que está escrito: coletivo feminino dandaras. Ao lado dessa faixa, há um varal, em que há várias camisetas expostas.

Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião foi realizado em São Leopoldo

Divulgação