Agenda social

1ª Feira Preta e Antirracista movimenta a FURG-SLS com debates, arte e ancestralidade

Evento destacou a importância da presença negra na Universidade e na comunidade

Foto: Larissa Schneid Bueno/Secom

A FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) sediou, no último sábado, 23, a 1ª Feira Preta e Antirracista, organizada pelo projeto Kilombo Literário em parceria com o Ponto de Memória e Cultura Quilombo Maria Lina.

Notícias Relacionadas
A programação aconteceu durante o turno da manhã e tarde no prédio 1 da Universidade (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2236), onde foram recebidos escritores negros de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, além de lideranças negras de São Lourenço do Sul, como Ana e Almerinda Centeno, Vera Macedo e Ana Teresa Santana, que atuam há mais de 35 anos no Movimento Negro do município, destacando a importância da presença negra na Universidade e comunidade.

A feira envolveu rodas de conversa, exposições, artesanato, oficinas,  lançamento de livros, além da presença do projeto de extensão PancPop e do Cine Ambiental da FURG.

Priscila Ferreira, estudante de Agroecologia da FURG-SLS, graduada em Biblioteconomia pela Universidade e integrante da Comissão de Assuntos Afro-brasileiros e do Kilombo Literário, destacou que a primeira edição do evento foi um sucesso, marcado por um dia intenso e emocionante.

Onde sentimos a presença forte da ancestralidade. Onde aconteceram trocas de saberes e vivências e todos que participaram da feira sentiram-se renovados. Convidei a professora e coordenadora do curso de Letras Aline Nardes para abraçar a ideia e ela de imediato apoiou. O impacto na Universidade e na comunidade foi extremamente positivo, segundo os feedbacks dos convidados e participantes”, afirmou.

Priscila também revelou planos de expansão para a próxima edição do evento: "A ideia é tornar a feira itinerante. Ano que vem pretende-se estender o projeto para Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre e a expectativa é que ele alcance no futuro o máximo de cidades possíveis na região Sul”, disse.

 

Galeria

Evento destacou a importância da presença negra na Universidade e na comunidade

Larissa Schneid Bueno/Secom