A equipe da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (INEESOL) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou, no dia 9 de outubro, a primeira oficina com os empreendimentos de economia solidária do município de São Lourenço do Sul.
PancPop promove degustação de PANCs na feira de São Lourenço do Sul neste sábado, 1
FURG-SLS realiza atividade na Escola Padre Maximiliano Strauss para aproximar crianças da ciência e de saberes ancestrais
INEESOL fortalece Agrobiodiversidade e Economia Solidária em evento no Sul do RS
As participantes debateram a importância de reconhecer o valor do próprio trabalho, compreender os custos envolvidos na produção artesanal e refletir sobre estratégias de precificação justa. A troca de experiências fortaleceu o entendimento coletivo sobre o papel da economia solidária na valorização do fazer artesanal e na construção de práticas colaborativas.
Dando sequência às atividades formativas, uma nova oficina foi realizada em 16 de outubro, voltada à apresentação dos conceitos e princípios da economia solidária. Conduzida pela professora Liandra Caldasso, com apoio de bolsistas da incubadora, a atividade reuniu 15 integrantes de empreendimentos locais para discutir a importância da economia solidária na rotina dos grupos e na criação de alternativas sustentáveis de geração de renda.
O encontro foi marcado por duas dinâmicas interativas. Na primeira, os participantes definiram, em uma palavra, o que a economia solidária representa para cada um. Na segunda, o grupo refletiu sobre os princípios que fundamentam esse modelo econômico, entre eles, cooperação, autogestão, valorização da diversidade e da aprendizagem, centralidade do ser humano, justiça social na produção, além do cuidado e respeito ao meio ambiente.
As oficinas foram realizadas em parceria com o Departamento de Economia Solidária, vinculado à Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul. A atividade contou com o apoio da agente territorial de Economia Popular e Solidária, Jéssica Fischer, bolsista do Programa de Formação Paul Singer, iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, SENAES e FUNDACENTRO, voltada à formação em economia popular e solidária em diferentes regiões do país.
As ações integram o compromisso da INEESOL e da Universidade em fortalecer iniciativas voltadas ao desenvolvimento local, à inclusão produtiva e à construção de uma economia mais justa e colaborativa.
De acordo com a incubadora, a equipe continuará acompanhando os empreendimentos, em parceria com a Prefeitura Municipal, promovendo novas formações e ampliando os espaços de diálogo e construção coletiva.