Educação

FURG-SLS realiza atividade na Escola Padre Maximiliano Strauss para aproximar crianças da ciência e de saberes ancestrais

Crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam de oficinas, rodas de leitura e contação de histórias na Escola Pe. Maximiliano Strauss

Nesta sexta-feira, 31, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Maximiliano Strauss, no Boqueirão, 1º Distrito de São Lourenço do Sul, será palco da atividade “Estação do Conhecimento: Conectando Ciência e Ancestralidade”, realizada no âmbito da 11ª Feira Municipal do Conhecimento: Caminhos para um Futuro Ancestral, promovida pelo Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS).

Notícias Relacionadas
A iniciativa ocorrerá das 8h30 às 17h, incluindo oficinas, brincadeiras, rodas de leitura e contação de histórias.

A ação visa alcançar cerca de 100 crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de popularizar a ciência de forma lúdica, acessível e antirracista. A proposta também busca resgatar e valorizar os saberes ancestrais em diálogo com os avanços científicos, estimulando a curiosidade científica e o senso crítico dos estudantes.

Segundo os organizadores, a estratégia metodológica prevê a divisão dos estudantes em pequenos grupos que circularão por diferentes estações de aprendizagem, dedicando de 30 a 40 minutos a cada atividade. Cada estação oferecerá oficinas práticas, brincadeiras, rodas de leitura e sessões de contação de histórias, promovendo a conexão entre narrativas culturais e fenômenos científicos.

As atividades serão conduzidas por membros da Associação do Movimento Negro Ki Zumbi, Ponto de Cultura e Memória Quilombo Maria Lina, professores supervisores, coordenadores de área, pibidianos dos subprojetos Educação do Campo e Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da FURG-SLS, além de pesquisadores da Universidade.

Os recursos para a realização da 11ª FMC-SLS foram disponibilizados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Programa Pop Ciência do Ministério da Educação (MEC), pelo Programa Escolas em Tempo Integral e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Escola Padre Maximiliano Strauss atende estudantes de áreas rurais diversificadas e recebe alunos de dois quilombos, incluindo aqueles da antiga Escola Municipal Multisseriada Nedilande Vargas Corrêa, que foi desativada em 2019. A escola é um espaço estratégico para ações que promovem a educação científica e a valorização da cultura afro-brasileira na comunidade.