MULHERES NA CIÊNCIA

Professora da FURG vence prêmio da Sociedade Brasileira de Física

Docente do Imef, Dinalva A. Sales ganhou o Prêmio Carolina Nemes 2020

Foto: Arquivo Pessoal

Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG, a pesquisadora Dinalva Aires de Sales é a vencedora deste ano do Prêmio Carolina Nemes para físicas em início de carreira. Concedida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a premiação reconhece trabalhos de pesquisa que tenham contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no país.

Notícias Relacionadas

"A física é conhecida por ser uma área tradicionalmente dominada por homens, até hoje. Um prêmio como esse serve também para mostrar que as mulheres têm, sim, potencial para conquistar mais espaços na academia", contextualiza a vencedora. "São micro avanços que resultarão em progressos a longo prazo".

Natural do município de Barras (PI), Dinalva Sales é graduada em Matemática e mestre em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi NASA Postdoctoral Fellow no Rochester Institute of Technology (RIT) em 2012/2013, e pós-doutoranda da Fapergs/Capes na linha de fomento a Bolsas Especiais Institucionais.

Com publicações em diversas revistas de renome, a professora apresenta resultados pioneiros no estudo de galáxias, como a observação de moléculas orgânicas formadas ao longo da evolução do universo, próximas de buracos negros. Também colabora com o Exactum, grupo da FURG que realiza a modelagem matemática e física da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul. A pesquisadora atua ainda em inovação tecnológica, sendo fundadora e diretora científica da empresa Inoventer, voltada ao monitoramento ambiental.

Em um país que, segundo ela, não reconhece devidamente os seus avanços na pesquisa científica, a professora também aposta na resiliência como um fator para o seu sucesso. "Foram muitas horas de trabalho honesto, inclusive no intuito de ajudar a posicionar a FURG em um cenário internacional, para chegar a esse nível de reconhecimento. Minha grande missão é voltada a transformações, unindo a inovação e a transferência de tecnologia para resolver problemas da sociedade", observa.

Dinalva agradece o apoio do seu coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Física do Imef, Matheus Lazo, por indicá-la ao prêmio, e também à diretora do Instituto, Adriana Ladeira, e ao Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Eduardo Secchi.

Contribuições femininas
De acordo com a SBF, o Prêmio Carolina Nemes "motiva e fortalece não só o trabalho da agraciada, como também uma grande rede de meninas e mulheres que buscam modelos reais para se espelharem. Dar visibilidade para modelos femininos é disruptivo, quebra o paradigma sobre o desempenho de mulheres nas ciências e entusiasma as novas gerações de mulheres cientistas." O prêmio foi criado em 2018 pela Sociedade Brasileira de Física e seu Grupo de Trabalho para Questões de Gênero (GTG), visando reconhecer as contribuições femininas para o desenvolvimento da física brasileira, bem como contribuir para diminuir a visível assimetria de gênero na física.