Sociedade Americana de Física aprova projeto em colaboração com Astrofísica da FURG

O projeto “Função do Buraco-Negro Supermassivo na Evolução de Galáxias”, desenvolvido pela professora Dinalva Sales, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com o colaborador do Rocheter Institute of Tecnology (RIT), Andrew Robinson, terá sua continuidade mantida após aprovação do American Physical Society. O incentivo garantirá aos pesquisadores a manutenção do estudo sobre a função de galáxias em interação no processo da evolução de galáxias no Universo, que teve início em 2012.

Aproveitando a visita do pesquisador, o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) promoverá a 2ª Escola de Física do Extremo Sul (EFESul), no período entre 6 e 10 de novembro, sob coordenação da professora Dinalva. A EFESul discutirá temas sobre “Processamento, modelagem e análise de dados nas ciências exatas", tais como análise de padrões em grandes bases de dados, estatística bayesiana, Monte Carlo via Cadeia de Markov (MCMC), modelagem estocástica, aprendizado de máquina, inteligência artificial e análise de agrupamento.

O público alvo consiste de estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos de Física, Matemática, Química, Engenharias e outras Ciências Exatas, assim como de pesquisadores nacionais e internacionais. A realização do evento promoverá um avanço na consolidação do PPG-Física da FURG, através de colaborações entre pesquisadores da região do extremo Sul e pesquisadores nacionais e internacionais.

 

Galeria

Assunto: Arquivo