Vinculado ao Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG, o iTec celebrou 5 anos na última sexta-feira, 22, no campus Carreiros.
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
FURG integra novo ciclo do projeto Mais Ciência na Escola
FURG participa de reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A Unidade Embrapii nasceu com o propósito de aproximar a universidade do mercado e da sociedade, em uma jornada movida por inovação, ciência e impacto real na sociedade. Agregando um dos principais grupos de Robótica Inteligente do país, busca aproximar o conhecimento produzido na Universidade com as demandas reais da sociedade e, principalmente, do setor industrial.
Para o diretor Paulo Drews, o dia foi de comemoração e também uma oportunidade para destacar que, atualmente, o iTec está inserido em um planejamento de longo prazo. "Até 2030, chegaremos à marca de R$ 200 milhões em projetos - destes, R$ 100 milhões são oriundos de recursos das empresas. É uma marca bastante importante e que sem dúvida vai impactar a FURG e também a nossa sociedade".
"A FURG tem a finalidade de formar recursos humanos, então os projetos são um meio para isso. A gente trabalha apoiando as empresas, mas pensando também na finalidade da Universidade, na nossa missão, que é formar recursos humanos de qualidade. A FURG tem um regimento interno que obriga que, pelo menos, 50% das pessoas trabalhando em cada projeto sejam estudantes. Isso é uma inovação que a gente colocou, outras universidades no Brasil têm achado interessante. Isso é uma prioridade para a gente: de fato, impactar os estudantes, impactar a comunidade e melhorar a qualidade que a gente faz na FURG", completou o diretor.
Para a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho, a trajetória do iTec é "uma das coisas mais bacanas que aconteceram na FURG nos últimos anos. O iTec é um espaço onde as ideias viram realizações para a sociedade. É um espaço super rico de formação de estudantes, onde os estudantes têm a possibilidade de trabalhar com aspectos do mundo real e do que eles vão encontrar, uma vez saindo da Universidade".
De acordo com a pró-reitora, o grande desafio para as universidades nesta década é resolver os problemas da sociedade com a ciência produzida nos seus territórios. "O iTec também é uma ponte para que a sociedade traga para a Universidade seus reais problemas, e que a gente consiga trabalhar em soluções para eles, com foco nos problemas reais da sociedade. E trazer isso para dentro da Universidade, a gente fazer desenvolvimento tecnológico com o mesmo profissionalismo com que formamos estudantes, é um grande desafio não só para a FURG, mas para as universidades federais no Brasil", disse.
"Hoje estamos em uma nova fase, não mais de estruturação do centro, mas sim de sua consolidação. E outro aspecto importante também é o iTec como case do sucesso para outros centros que estão nascendo dentro da Universidade. Ele é exemplo de algo que deu certo e que pode muito potencializar outros grupos de pesquisa, outras iniciativas de grupos que trabalham próximo à sociedade e que podem aí ser esse sucesso e contribuir para que a FURG se fortaleça cada vez mais", completou a professora Silvia.
Ação junto à comunidade
Veterano do setor tecnológico FURG, o professor e pesquisador Nelson Duarte Filho é o atual coordenador de Relações Institucionais do iTec. Ele ingressou na Universidade em 1972, e diz que jamais imaginou que um dia a Universidade pudesse ter uma unidade como o iTec.
"Acompanhei todo o desenvolvimento da computação, que é hoje base do iTec. Em alguns momentos anteriores, tive uma participação forte, uma pressão para a unidade acadêmica de computação. Hoje o Itec tem uma importância muito grande, inclusive, incorporando algo que também é bastante novo na Universidade, que é essa ação junto com a comunidade. Levar esse conhecimento através dos alunos para as indústrias é algo que eu não imaginei que a gente pudesse assistir e participar", apontou.
Parceiros
As festividades contaram ainda com a presença da reitora Suzane Gonçalves, além de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e administrativas, pesquisadores, professores, estudantes e representantes de entidades civis que atuam em parceria com o iTec, como o Sebrae e o CDL. Após os discursos, a tarde foi encerrada com coquetel e show ao vivo.