SUSTENTABILIDADE

Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande

Compostagem de resíduos orgânicos é resultado de ação conjunta entre o curso de Gestão Ambiental e o Praça Shopping

Uma parceria entre o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e o Praça Shopping Rio Grande está promovendo a redução de impactos ambientais por meio da compostagem de resíduos orgânicos. A ação é desenvolvida desde o mês de outubro.

Notícias Relacionadas

Já foram desviados do envio para o Aterro Sanitário em Candiota mais de 400 Kg dos resíduos orgânicos produzidos pelos lojistas do Shopping. Esses resíduos agora são destinados ao processo de compostagem nas composteiras desenvolvidas pela parceria.

A ação é resultado do estágio curricular da estudante Cláudia Lages, que realiza o curso de Gestão Ambiental em Rio Grande*. A ideia foi apresentada, há alguns meses, pela professora orientadora Roberta Pohren e pela estudante ao coordenador de operações do Praça Shopping, Ubiratan Gomes da Silva.

Depois do contato inicial, a ação incluiu a sensibilização ambiental dos lojistas, o que resultou na adesão da maioria dos geradores de resíduos orgânicos. Agora, a ação segue com o monitoramento das duas composteiras já instaladas e um dos processos já está com composto em fase de maturação.

De acordo com informações repassadas pela orientadora, a proposta foi recebida com entusiasmo desde a apresentação e a coordenação de operações do shopping tem planos de ampliar o processo e implementar mais ações de gestão ambiental, junto com a parceria iniciada. "Seguimos fortalecendo a relevância da compostagem como processo que minimiza a emissão de gases de efeito estufa, uma vez que o aproveitamento local dos resíduos orgânicos faz com que, anualmente, toneladas de resíduos deixem de precisar de transporte para disposição em aterros de sanitários, onde ficariam emitindo gases que contribuiriam para agravamento das mudanças climáticas", enfatiza Pohren.

A professora destaca que, recentemente, durante a COP 30, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou o Plano Nacional de Redução e Reciclagem de Resíduos Orgânicos Urbanos (Planaro), voltado a ampliar e fomentar as cadeias de compostagem no país.

 

*A FURG oferece o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental em Rio Grande e em São Lourenço do Sul.

 

 

Galeria

Ação é resultado de estágio curricular da estudante Cláudia Lages

Acervo pessoal