O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG promove de 9 e 13 de março o ZEBRA20: Curso de Criação, Manejo e Procedimentos Experimentais de Zebrafish (Danio rerio), que acontece na Sala Estuários, no Cidec-Sul, Campus Carreiros.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
Segundo os organizadores do curso, muito do desenvolvimento científico e tecnológico de atualmente deve-se a séculos de manutenção e uso de várias espécies de animais de laboratório. Eles informam também que, nas últimas décadas, a utilização de peixes como modelo biológico apresentou um aumento significativo e que particularmente o modelo zebrafish vem ganhando destaque no cenário científico global, sendo considerado modelo em estudos genômicos e sistêmicos de vertebrados, inclusive de humanos. Dentre as instituições brasileiras que se encontram na vanguarda da utilização deste modelo, a FURG destaca-se entre as que mais realizaram estudos com este organismo, sendo a pioneira na manipulação genética dessa espécie no Brasil.
Esta é a segunda edição do curso, que está organizado em módulos teóricos e módulos práticos alternados, contemplando os principais aspectos que envolvem a utilização prática de zebrafish na ciência por estudantes e profissionais da área biológica . O curso destina-se principalmente a aquicultores, biólogos, biomédicos, biotecnologistas, farmacêuticos, médicos veterinários, toxicologistas e zootecnistas. Novamente o curso conta com uma abrangência de nível nacional. Nesta edição do curso, a FURG recebe profissionais e estudantes, brasileiros e estrangeiros, de instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros, como Tocantins, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, e de várias instituições do Rio Grande do Sul.
Os organizadores consideram que a FURG possui expertise suficiente para ser referência na capacitação de profissionais cuja atuação está diretamente ligada à ciência de animais de laboratório.