O seminário “A Ciência no Enfrentamento ao Desastre de 2024 no RS - Da Emergência à Reconstrução” reunirá, na próxima semana, cientistas, autoridades políticas e gestores públicos com a missão de discutir as respostas imediatas ao maior desastre climático da história do estado. O evento acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Pesquisadores da FURG têm sete projetos contemplados em edital da Fapergs
Professora da EQA recebe prêmio de destaque em evento internacional
10ª MCSul e 10º Semengo promoveram discussão científica e tecnológica sobre Modelagem Computacional e Engenharia Oceânica
O Seminário é organizado pela Secretaria para Apoio à Reconstrução, em parceria com instituições de pesquisa e entidades federais, e também irá abordar estratégias necessárias para garantir a recuperação e prevenção de novos eventos.
O evento destaca a urgência de um diálogo profundo entre o que a ciência descobriu e recomenda e a gestão pública, visando preparar as capacidades locais e regionais dos governos e da sociedade para enfrentar os eventos climáticos extremos cada vez mais intensos e frequentes. Com o objetivo de promover um debate interdisciplinar e interinstitucional, este seminário reunirá importantes pesquisadores do RS, além de gestores e sociedade civil organizada para discutir as causas, as características e os impactos da catástrofe.
Os professores da FURG José Ricardo Costa e Elisa Fernandes participam do painel Impactos Sociais da Catástrofe, que acontece no dia 3, a partir das 16h30, com a participação de docentes e pesquisadores de outras instituições de ensino. O professor Glauber Gonçalves integra a comissão científica na organização do seminário.
A iniciativa busca entender as múltiplas dimensões do desastre para além do senso comum, assim contribuindo para a formulação de estratégias adequadas de prevenção, mitigação e adaptação climática, estabelecendo recomendações com base em evidências científicas sólidas, capazes de reduzir as vulnerabilidades através de iniciativas de melhoria da resiliência dos territórios e de gestão de riscos eficazes.
O seminário também vai produzir dois e-books, um para disseminação científica direcionado ao público em geral e um de natureza acadêmica. As duas publicações serão disponibilizadas nesta página, oportunamente. Além disso, você terá acesso aos vídeos de cada uma das palestras que compõem os quatro painéis os quais serão divulgados aqui também, após o evento.
Para fazer sua inscrição, clique aqui. Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas neste link.