O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) realizou aula aberta na útima terça-feira, 30, com o tema: "Colonialidade no Brasil: vidas matáveis no interior das colônias", com o prof. dr. Celso Sánchez da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). A atividade foi ministrada de forma online, durante a tarde, por meio da ferramenta institucional Webconf.
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
FURG integra novo ciclo do projeto Mais Ciência na Escola
FURG participa de reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR)
Na ocasião, o professor convidado abordou o tema da colonialidade sobre a condição de existência do negro e do indígena imposta pela escravidão no colonialismo brasileiro, que resulta no denominado dispositivo de colonialidade e passa a ser a regra dentro das periferias.
A abordagem de Sánchez está pautada nas obras de Achille Mbembe, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Frantz Fanon, Jaques Derrida, Enrique Dussel, Sueli Carneiro, entre outros autores(as). A reflexão indica que na dinâmica da colonialidade, predomina uma política racista de violência mobilizada pelo aparato estatal, que impôs à população negra e indígena zonas de exceção e consequente aniquilação desses corpos, transformando-os em vidas matáveis.
A aula aberta foi uma iniciativa da disciplina Sociologia e Meio Ambiente, ministrada pela profa. dra. Lucia Anello e rrof. dr. César Augusto Costa. Nas próximas semanas, a disciplina segue com o ciclo de mais duas atividades abertas com convidados.
Interessados podem obter mais informações sobre o ciclo de aulas abertas pelo e-mail sociologors@gmail.com.