Criado em junho de 2024, vinculado à Faculdade de Direito (Fadir) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o projeto de extensão “Atendendo ao Povo das Águas” tem como propósito levar atendimento jurídico e social às comunidades pesqueiras tradicionais do Estuário da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo atingidas pela enchente que assolou a região sul do Estado em maio do mesmo ano.
Pesquisa da FURG indica poluição do ar como fator relevante na mortalidade por câncer de pulmão no Brasil
Primeira edição de especialização do ICB é concluída com nove trabalhos apresentados
FURG é uma das universidades selecionadas no edital do Programa Acelera NIT do Brasil
A iniciativa atua de forma itinerante, com visitas às colônias de pescadores e pescadoras, levando orientação jurídica, assistência social e encaminhamentos administrativos. As ações incluem apoio na inscrição no Cadastro Único da Assistência Social e no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de orientação sobre acesso ao crédito rural e outros direitos sociais.
Além do atendimento direto, a equipe realiza levantamentos sobre as condições estruturais e socioeconômicas das comunidades, abordando também aspectos de gênero e de geração, com o objetivo de compreender os impactos sociais e ambientais sobre mulheres e jovens da pesca artesanal.
Coordenada pelos professores José Ricardo Caetano Costa e Jara da Fontoura, a ação de extensão conta com a participação de docentes e técnicos de diferentes unidades da FURG. Integram a equipe: Eder Dion de Paula Costa, Cristiano Engelke, Liandra Caldasso, Ana Furlong Antochevis, Carlos Machado, Caio Floriano dos Santos, Fernando Goya Maldonado, Rafaella Fernandes de Mattos, Thelmo de Carvalho Branco Filho e Helen Oliveira Monteiro.
Resultados e impactos
Desde sua criação, o projeto já resultou em diversas ações judiciais individuais e em duas ações civis públicas coletivas, voltadas à defesa dos direitos das comunidades pesqueiras. Está, também, em fase de finalização o livro “Vivências do Projeto Atendendo ao Povo das Águas”, que reúne experiências, registros e reflexões produzidos a partir das atividades de campo.
O impacto do projeto é avaliado por meio das ações judiciais e pelo acesso ampliado das comunidades a políticas públicas, consolidando o papel da Universidade como agente de transformação social. Foram, ao todo, 474 processos ajuizados e 853 pessoas atendidas.
O projeto abrange as colônias Z-3 (Pelotas), Barra de Pelotas, Z-1 (Rio Grande), Z-2 (São José do Norte), Santa Isabel (Arroio Grande), Z-8 (São Lourenço do Sul) e Z-11 (Tavares). As atividades são realizadas em parceria com sindicatos e associações de pescadores, e com o 3º Comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande.
O “Atendendo ao Povo das Águas” reafirma o compromisso da FURG com o desenvolvimento social, ambiental e humano das comunidades tradicionais, promovendo a aproximação entre o saber acadêmico e as realidades locais, e contribuindo para a efetivação de direitos, o fortalecimento de vínculos comunitários e a valorização das populações que vivem da pesca artesanal no sul do Rio Grande do Sul.
Saiba mais
Escritório Modelo de Assessoria Jurídica (EMAJ)
Rua Luiz Loréa, 261, Rio Grande – RS
Contato: (53) 3237 3575