Ocorreu de 10 a 14 de março, em Málaga, na Espanha, o evento Shortfin Mako Shark Data Predatory Meeting, promovido pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), na intenção de debater dados e avaliações acerca do Tubarão Anequim (Isurus Oxyrinchus). Na ocasião, a FURG marcou presença na ação por meio da participação do professor Luis Gustavo Cardoso - atual vice-presidente do Comitê Científico da ICCAT – nas discussões e preparações para a avaliação do estoque da espécie no Atlântico Norte e Sul.
A ciência a serviço da comunidade
Publicação internacional declara a necessidade de acelerar a pesquisa e a ação sobre captação de carbono pelo oceano por meio da intervenção humana
Propesp anuncia mais de 300 bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica entre 2025 e 2026
Sobre a Espécie
Ainda de acordo com Luis Gustavo, o tubarão anequim é um importante recurso pesqueiro ao longo do Atlântico, e sua população se estrutura em dois estoques: um no Atlântico Norte e outro no Atlântico Sul; no entanto, seu desembarque está proibido no Brasil desde 2023. "O monitoramento e a avaliação desses estoques são essenciais para acompanhar a eficácia das medidas de manejo adotadas em âmbito nacional e internacional para a recuperação dessa espécie. A participação da FURG nesse processo reforça nosso compromisso com a ciência pesqueira e a gestão sustentável dos recursos marinhos", destaca o professor.