Com o objetivo de fortalecer e acelerar a maturidade dos Núcleos de Inovação Tecnológica das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) brasileiras, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou o edital nacional do Programa Acelera NIT do Brasil. Recentemente, a pasta divulgou o resultado do certame; a FURG foi um dos 62 Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) selecionados.
Trabalho de formanda de Biblioteconomia é apresentado em evento na Romênia
Pesquisa da FURG estima mais de 8 mil mortes por poluição do ar em capitais da Amazônia em cinco anos
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
De acordo com a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho, o resultado reconhece a significativa capacidade institucional e potencial transformador da FURG. “Recebemos a notícia dessa seleção com alegria, não só pelo reconhecimento dos diversos esforços que a Universidade vem empregando para o seu desenvolvimento tecnológico nos últimos anos, mas, também, pelo reconhecimento do MCTI acerca do nosso papel estratégico enquanto NIT para o fortalecimento da política de inovação nacional, sobretudo, no que diz respeito à aproximação entre academia e setor produtivo”, explicou.
Na prática
Com a aprovação, a FURG passará a executar um plano estratégico com duração de até 18 meses, voltado ao fortalecimento institucional do seu NIT. O apoio financeiro, que varia entre R$ 120 mil e R$ 200 mil, será destinado a ações como capacitação de equipes, contratação de serviços especializados, digitalização de processos, uso de ferramentas tecnológicas e promoção de atividades de integração com o setor produtivo, não contemplando fomento direto à pesquisa.
Entre os focos do projeto estão o aprimoramento da gestão da propriedade intelectual; o fortalecimento da gestão de parcerias e negócios; o incentivo ao empreendedorismo de base tecnológica, incluindo startups e spin-offs acadêmicas; e a qualificação da governança e da gestão do NIT, com planejamento estratégico, indicadores de desempenho e sustentabilidade institucional. O programa também estimula o uso de novas tecnologias, como inteligência artificial e plataformas digitais, na gestão da inovação.
Sobre o certame
Ainda segundo a pró-reitora, a seleção da FURG ocorreu a partir de uma avaliação de mérito técnico e institucional, que considerou critérios como a clareza do diagnóstico apresentado, a coerência do plano estratégico, a aderência às missões nacionais e regionais de inovação, a capacidade institucional e as contrapartidas oferecidas. “O edital prioriza NITs com potencial de impacto territorial e setorial, especialmente aqueles situados em regiões com desafios socioeconômicos e ambientais, capazes de articular ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento social”, completou.
Com três categorias que indicam o nível de maturidade atual das instituições, a FURG foi selecionada na segunda categoria, que corresponde ao enquadramento intermediário. O primeiro nível se refere às instituições “Nascentes” e o terceiro às instituições consolidadas.
Ao integrar o Acelera NIT do Brasil, a FURG passa a fazer parte de uma rede nacional de Núcleos de Inovação Tecnológica, com acompanhamento técnico contínuo e avaliações periódicas de maturidade institucional, baseadas na Matriz Acelera NIT. A expectativa é de que, ao final do processo, o NIT da Universidade avance em seu nível de maturidade, amplie a interação com empresas e organizações, fortaleça a transferência de tecnologia e contribua para a geração de soluções inovadoras alinhadas às demandas do território e às estratégias nacionais de desenvolvimento sustentável.