GRADUAÇÃO

Trabalho de formanda de Biblioteconomia é apresentado em evento na Romênia

Pôster de Franciesca Goulart Santos reúne parte do Trabalho de Conclusão de Curso da formanda

A formanda do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Franciesca Goulart Santos, teve parte do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado no evento evento internacional BOBCATSSS 2026: Thinking for Tomorrow: Redefining Information Networks in the Digital Era. O evento foi realizado entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2026, na Lucian Blaga University of Sibiu, na Romênia.

O trabalho “Tools and technologies for creating chatbots: a literature review in the Web of Science and OpenAlex databases” (em tradução livre, Ferramentas e tecnologias para a criação de chatbots: uma revisão da literatura nas bases de dados Web of Science e OpenAlex) foi apresentado no formato de pôster.

O trabalho é resultado de uma parte do levantamento dos dados do TCC da formanda. "O que me motivou a pesquisar esse tema foi o meu interesse pelas tecnologias na área de Biblioteconomia. Além disso, está relacionado a minha participação como bolsista e estagiária no Repositório Institucional da FURG, que me permitiu observar na prática como a ferramenta funciona e sua importância para a disseminação do conhecimento produzido, o que me levou a buscar contribuir com essa ferramenta através da pesquisa", conta.

São co-autoras do trabalho a doutoranda Edna Karina da Silva Lira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e as professores Liliana Isabel Esteves Gomes, da Universidade de Coimbra, Portugal, e Angélica Conceição Dias Miranda, da FURG. Sobre essas participações, Francesca explica que a professora Angélica foi a orientadora do TCC e também a orientou para a escrita do trabalho apresentado na Romênia. "A professora Edna fez parte da banca de qualificação e defesa do meu TCC, ela contribuiu com sugestões e ajustes. A professora Liliana contribuiu com sugestões e ajustes e foi quem nos representou na Romênia", completa.

Quanto à produção do texto e o aceite no evento, Franciesca destaca: "Tive muita ajuda das co-autoras na escrita e submissão do trabalho. No primeiro momento, nem consegui acreditar que ele tinha sido aceito, mas fiquei extremamente feliz! Desenvolver todo o trabalho foi muito legal, tanto o que submeti para o evento, que foi uma pequena parte do meu TCC, como o meu TCC em si".

Além da professora Edna, fizeram parte da banca de avaliação do TCC a professora Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho, da UFSC, e o professor Claudio Renato Moraes da Silva, da FURG. O TCC também teve como co-orientadora a bibliotecária Claudete Fernandes de Queiroz, da Fiocruz. A defesa do TCC de Franciesca ocorreu no último 1º de dezembro e a formatura será em 28 de fevereiro. Franciesca já está aprovada no Mestrado em Ciência da Informação na UFSC.

Para a orientadora, professora Angélica, esse é o resultado de um trabalho intenso. "De uma aluna que buscou aperfeiçoá-lo da melhor forma possível e pensou em colaborar com a instituição. Ela pensou no Repositório da FURG, ouviu as necessidades que a gente vive no Repositório e buscou fazer um trabalho prático, que pudesse colaborar com a atividade dela como bolsista, contemplando as solicitações do comitê gestor, bem como investir nessa área, que é promissora. O curso de Biblioteconomia tem essa preocupação em preparar os futuros profissionais para a realidade e as necessidades que se apresentam no mundo profissional", explica.

A professora complementa: "Não podemos esquecer também das parcerias que temos com outras instituições na produção científica. Com essas parcerias, conseguimos levar o nome da FURG, de uma aluna que é formanda e fez um trabalho que é tão bom, que foi apresentado na Romênia, lembrando que uma parte desse trabalho já foi apresentado também na Conferência do Uso Brasileiro de Ciência Aberta, em Goiânia, no mês de setembro".

Coordenadora do Repositório Institucional, a professora Angélica destaca também o quanto o espaço enriquece a formação dos discentes. "Como sempre digo, esse projeto do Repositório na FURG é uma escola, em que os alunos passam, têm a oportunidade de vivenciar, aprender, olhar as necessidade e também de discutir o assunto repositórios digitais, no âmbito local, que é na FURG, no âmbito regional, que é na rede, e em atividades nacionais e internacionais das quais temos participado".


Sobre o trabalho apresentado

O pôster apresentado reuniu os principais achados de pesquisa realizada nas bases de dados Web of Science e OpenAlex para identificar ferramentas e tecnologias disponíveis para a criação de chatbots e também estudos que abordam a criação de chatbots para bibliotecas e que mencionam as tecnologias e ferramentas utilizadas.

Como resultado, foram identificadas 24 plataformas que permitem a criação de chatbots, além de outras tecnologias de construção, como linguagens de programação, bancos de dados, servidores, capazes de atender tanto pessoas com conhecimento especializado em programação quanto pessoas sem experiência, conhecimento especializado ou com pouco acessso a recursos.


Sobre o evento

O BOBCATSSS é um evento anual organizado a partir da associação europeia de mesmo nome, focada no avanço da educação e pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação (LIS). O nome é um acrônimo formado pelas iniciais das cidades com institutos fundadores: Budapest, Oslo, Barcelona, Copenhagen, Amsterdam, Tampere, Sheffield, Stuttgart e Szombathely.

O evento envolve estudantes e profissionais do setor, com o objetivo de debater tendências e compartilhar conhecimento internacional. Nele, são apresentadas pesquisas sobre tópicos atuais, como inteligência artificial, fake news e gestão da informação. Na edição de 2026, o tema destacou o papel transformador da ciência da informação para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas pela rápida inovação tecnológica.


Confira abaixo o pôster apresentado.

Pôster