Desenvolvida por pesquisadores de diferentes instituições de ensino, o estudo, recentemente iniciado, tem o objetivo de mapear e avaliar economicamente as Práticas Integrativas em Complementares em Saúde (PICS) implementadas na Atenção Primária em Saúde (APS). Participam da pesquisa a FURG, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Pernambuco, o Instituto Federal de Pernambuco - Campus Abreu e Lima (IFPE), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enquanto entidades sociais, fazem parte do projeto a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria da Saúde de Município de Rio Grande (SMS/RG).
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
A iniciativa conta com a coordenação da professora Diéssica Piexak, da Escola de Enfermagem da FURG e da coordenadora substituta da SMS/RG, Carliuza Luna.
Quem participa? E como?
Com financiamento para os próximos 24 meses pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a pesquisa recebe o incentivo via Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). No momento, a pesquisa contempla todos os profissionais da área da saúde, envolvidos na APS do munícipio. O grupo selecionado poderá participar respondendo ao questionário online – que você acessa clicando aqui.
Para as coordenadoras do estudo, esta é uma iniciativa que aproxima ainda mais as relações da universidade com a SMS/RG, em benefício da inserção das PICS no Sistema Único de Saúde, em especial aos aspectos econômicos e da implementação das políticas públicas voltadas às PICS no município. A proposta contribui, portanto, na consolidação dos princípios e diretrizes do próprio SUS.
Em sua fala, Diéssica destaca, também, as contribuições das pesquisadoras Islândia Carvalho de Sousa (Fiocruz – Pernambuco) e Camilla Ferreira de Aquino (IFPE) no desenvolvimento da proposta. "Por se tratar de um estudo envolvendo pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos de diferentes áreas do conhecimento, inúmeras serão as oportunidades de avanço no campo inter e transdisciplinar, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa científica", conclui a professora.