Nesta quarta-feira, 21, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) divulgou os rankings de instituições depositantes de ativos de propriedade intelectual ao longo de 2024. Na lista, a FURG aparece com o depósito de 84 pedidos de proteção, sendo dois terços deles efetuados em parceria com empresas.
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
“Nós conseguimos neste período um feito que é muito difícil no Brasil, e nos coloca com um importante diferencial. Mais da metade dos nossos registros de patente foram feitos com parceiros do setor industrial. Esse movimento destaca que a ciência e a tecnologia produzidas na FURG despertam o interesse do setor produtivo, ou seja, o que é produzido pela Universidade está ajudando a resolver problemas do setor industrial e, por consequência, demandas reais da sociedade”, destaca a Pró-reitora.
O ranking revelou que mais da metade das 50 maiores instituições depositantes foram universidades brasileiras, evidenciando o papel crucial da academia na inovação tecnológica nacional. A FURG aparece na 10ª posição do ranking de Depositantes Residentes de Programas de Computador; e na 25ª posição no ranking de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção.
“Este reconhecimento é fruto do empenho contínuo de nossos pesquisadores, docentes e técnicos-administrativos em educação, que, por meio do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (EPITT), têm trabalhado para fortalecer a cultura de inovação na Universidade, e, também, contribuindo para a soberania e padrão tecnológico do setor produtivo nacional”, explica a pró-reitora.
Sobre o ranking
Divulgando anualmente, contemplando informações do ano anterior, as listas incluem ativos como patentes, marcas, desenhos industriais e programas de computador. A FURG figurou neste rol pela primeira vez em 2021; e, ano após ano, ocupa um importante espaço entre os 50 maiores depositantes.
Na ocasião da divulgação do ranking mais recente, Silvia reafirma seu compromisso em fomentar um ambiente propício à inovação, tanto na FURG quanto no território em que a Universidade se insere, “É nosso compromisso institucional continuar a fomentar a mentalidade inovadora na instituição, incentivando a colaboração interdisciplinar e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às necessidades da sociedade. Continuaremos a trabalhar para fortalecer a presença da FURG no cenário nacional e internacional de propriedade intelectual, consolidando nossa posição como referência em inovação no país”, conclui a pró-reitora.