O diretor do Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG, Artur Gibbon, participou da mais recente Missão Internacional da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A iniciativa reuniu 22 participantes de 18 instituições diferentes de todo o Brasil.
Doutorando da FURG realiza pesquisa sobre triboacústica e lubrificação na Áustria
Innovatio celebrou aniversário de dez anos com evento de apresentação de startups
Pesquisadores da FURG têm sete projetos contemplados em edital da Fapergs
As missões da Anprotec têm o objetivo de promover o contato direto das delegações – formadas por profissionais que atuam em diferentes frentes do empreendedorismo inovador – com os principais ecossistemas de inovação e empreendedorismo do país e do mundo. Representam ótimas oportunidades de negócios e aprendizado com as melhores práticas, além de muito networking e benchmarking. “Estar com pessoas diferentes também foi bastante produtivo, pois percebemos o que o outro vem fazendo na área aqui no Brasil”, relata o diretor.
A programação aconteceu de 15 a 27 de setembro, na França, dividindo-se em dois momentos. Na primeira semana, os participantes tiveram uma agenda em Paris. Na capital francesa, houve seminários sobre o ecossistema de inovação local, com foco em polos de competitividade, além de encontros e visitas aos centros de inovação e negócios, aceleradoras e incubadoras, corporações de tecnologia e empresas de investimentos. “Boa parte dos locais das incubadoras eram públicos, e conversando com as entidades francesas, percebemos o quanto se aposta recurso público na inovação. E também há uma contrapartida significativa das empresas, que participam muito do ecossistema, demandando soluções das startups”, analisa Gibbon.
Na etapa seguinte, a comitiva foi até Nantes, onde participou da 36ª Conferência Mundial da IASP. Este ano, o evento teve como tema “4ª Revolução Industrial: Áreas de Inovação e Parques Científicos como chave para uma transição de sucesso”.