Na manhã desta quinta-feira, 29, em evento voltado para autoridades e imprensa, foi feito o lançamento da segunda edição do UP – Unindo Perspectivas, que acontece de 16 a 20 de novembro, gratuitamente e em caráter virtual. Com a intenção de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação na cidade do Rio Grande, o UP nasceu em 2019, em formato presencial, contando com a presença de palestrantes como o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy; e o comunicador Luciano Potter.
Participantes já podem conferir os locais de prova
Em reunião com Secretaria do Cassino, FURG prepara ações no balneário
Proiti realiza consulta sobre uso de tecnologias de informação e inteligência artificial
Aprimoramento e fomento da cultura empreendedora local
Realizado pela FURG em parceria com a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Sebrae e Educação Empreendedora, o UP representa um momento de reflexão e desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para a aplicação no mercado empreendedor. Entre os temas abordados estão as soft skills, transformação digital, diversidade e tecnologia. No lançamento, foram anunciados os palestrantes e grade integral de programação do evento, incluindo um painel e workshops.
As inscrições para o evento estão abertas desde as 12h desta terça-feira, 29, por meio do site oficial do UP.
Lançamento
Na oportunidade, em conferência digital reunindo diversas autoridades, organizadores e representantes da imprensa local e regional para anunciar o novo formato que o evento receberá nesta segunda edição. Em 2020, em função da pandemia e do isolamento social, o UP acontecerá em formato virtual e gratuito, com a intenção de inspirar, capacitar e conectar pessoas ligadas ao meio do empreendedorismo.
Compondo a mesa de abertura, estiveram presentes diversas lideranças e representantes dos mais variados setores ligados ao empreendedorismo local, regional e estadual. Entre os participantes que se manifestaram estão o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) da FURG, Artur Gibbon; o coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG, Aléssio Almada; o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo; a empresária e representante da Educação Empreendora, Ildamara Silveira; o secretário da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb; o presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Paulo Bertinetti; o secretário da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda da Cidade do Rio Grande, Claudio Dutra; o empresário Rafael Sá; e o diretor superintendente do Sebrae RS, André Godoy.
O vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, em sua fala durante a abertura do evento ressaltou o quanto o UP está consolidado e aborda, em sua programação, aspectos e habilidades essenciais no mercado empreendedor atual. “Um evento que fala sobre união e perspectivas é tudo que precisamos para superar esse momento. Trazendo o tema das soft skills, a FURG especialmente, dentro da sua recém-criada unidade Embrapii, trabalha com formação nessa área, que é algo que as universidades estão muito atentas: a formação do profissional do futuro”, comentou.
Perspectivas: foco no desenvolvimento emocional e resultados práticos
De acordo com Aléssio, o grande foco do evento está no aprimoramento e desenvolvimento de habilidades emocionais, comportamentais e empatia. Esses elementos fazem parte das chamadas soft skills, como contraparte às hard skills, que representam as habilidades e conhecimentos técnicos. “A capacidade de se comunicar, ter empatia, é o que vai sustentar essa rede de inteligência artificial e inovação tecnológica do futuro. É o que vai construir uma realidade melhor para todos”, complementou o diretor superintendente do Sebrae RS, André Godoy.
Para Cláudio Dutra, na outra ponta, é preciso que os participantes do evento enxerguem algumas das temáticas debatidas em 2019 concretizadas. Na oportunidade, o secretário aproveitou sua fala para reafirmar as implementações tecnológicas viabilizadas pela prefeitura do Rio Grande e debatida com o empresariado local, visando facilitar a geração de emprego e renda na cidade, por meio de alternativas digitais. “Nós conseguimos durante esse ano, e até provocados pela pandemia, mas não apenas em função dela, desenvolver o alvará digital. Durante o isolamento social, tivemos a liberação de mil alvarás nesse modelo”, conclui.
Programação
Diferente da primeira edição, o UP Digital 2020 conta com mais dias de evento e mais atrações. A grade de programação conta com quatro palestras, três workshops e um painel. Para a primeira categoria, foram convidados os palestrantes Eduardo Cheffe - mentor, palestrante, facilitador e coordenador de grupos; Enor Tonolli – coordenador executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul - Tecnoucs; Lisiane Lemos – executiva da Google e eleita pela Forbes como uma das jovens mais influentes abaixo dos 30 anos; e Maurício Benvenutti – escritor, mentor de grandes empresas e empreendedor brasileiro. As palestras ocorrem nos dias 16, 17, 19 e 20 de novembro, às 20h30.
Para os workshops, foram convidados Sabrina Thomazi – jornalista e empreendedora; Melissa Lesnovski – diretora de inovação da agência digital Aldeia; Gustavo Borba – autor do livro A Escola do Futuro e diretor da unidade de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Eduardo Zanini – pesquisador e especialista em liderança e soft skills. Os encontros acontecem nos dias 18 e 20 de novembro, às 14h e às 16h.
Durante a programação do evento, será realizado, ainda um Painel da Feira de Inovação Industrial, concomitante à realização do Mercopar, que ocorre de 17 a 19 de novembro. Na oportunidade, a programação em conjunto com o UP acontecerá na quinta-feira, 18, às 20h.
Importância do debate e seu impacto social
Em sua fala durante o lançamento do UP Digital 2020, Luis Lamb ressaltou a importância do momento em que vivemos como fator motivador de reflexões. “Essa articulação entre prefeitura, poder público, empresário e academia está mostrando que mesmo durante a pandemia, as organizações públicas buscam se modernizar”, aponta. Motivado pela publicação da política nacional de inovação, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 29, o secretário dividiu esperanças de que o Brasil pode destacar-se no cenário nacional, realizando feitos importantes na área, principalmente a partir de debates provocados dentro de eventos como o UP.
Ildamara Silveira, por sua vez, aproveitou sua fala para destacar a importância do evento para o empresariado local. “O UP mostrou que veio para ficar, e, para o empreendedor local, mostrou que é possível fazer ainda mais do que vem sendo feito até aqui”, aponta.