O evento UP – Unindo Perspectivas reuniu, na manhã deste sábado, 30, a comunidade rio-grandina interessada na temática do empreendedorismo.
TriboGirls: projeto desenvolvido pela FURG e IFRS é aprovado em chamada do CNPq
FURG participa de seminário sobre papel da ciência no enfrentamento ao desastre de 2024 no RS
Professor do C3 recebe prêmio em meio ao Congresso Brasileiro de Automática
A primeira palestra do dia, “Estratégias de desenvolvimento baseadas em inovação”, foi ministrada por Jorge Audy, superintendente de Pesquisa e Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que debateu sobre a evolução dos ambientes de inovação. Fazendo um resgate histórico, o pesquisador falou sobre o perfil das cinco maiores empresas do mundo atualmente, que foram originadas por startups. “As empresas promovem as mudanças econômicas que vivemos e as universidades são capazes de fomentar esses processos, com parques científicos, formação e tecnologia”, disse.
Em seguida, Audy explicou o conceito da quádrupla hélice, onde o governo, empresas e universidades se unem à sociedade para conceber espaços de inovação que proporcionem o desenvolvimento de determinada região. Em sua fala, destacou os esforços do Oceantec para contribuir com essa temática em Rio Grande.
O evento é uma iniciativa conjunta da FURG com o eixo Educação Empreendedora, vinculado ao Comitê de Governança Empreendedora de Rio Grande, promovido dentro da Semana Global do Empreendedorismo (SGE).
Pioneirismo
Sendo realizado pela primeira vez, o UP – Unindo Perspectivas representa um movimento global que acredita no empreendedorismo como gerador de desenvolvimento econômico e social, tendo como sede a cidade do Rio Grande.
Na abertura do evento, o presidente do Comitê de Governança Empreendedora, Artur Gibbon, agradeceu o envolvimento da comunidade no desenvolvimento e realização do evento, e comentou sobre o momento importante em que o evento acontece: “Estamos buscando, por meio do desenvolvimento econômico, fazer de Rio Grande uma cidade melhor”. Gibbon pontuou que o evento é uma realização coletiva, porque “nós precisamos um dos outros para transformar a cidade”.
A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, também reforçou a ideia de coletividade para o bom desenvolvimento do evento e, assim, agradeceu aos que trabalharam na proposta. “Para a FURG é um orgulho realizar um evento como esse, porque nos últimos anos a universidade aprimorou as atividades integradas à sociedade. Com todas as ações efetivas, a FURG está mais próxima de auxiliar e apoiar o desenvolvimento da nossa cidade. No ano do nosso cinquentenário estamos entre as 20 universidades mais empreendedoras do país, e isso é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou.
Alexandre Lindenmeyer, prefeito do município do Rio Grande, enfatizou o trabalho das diversas entidades que promovem e apoiaram o evento e que trabalham com o empreendedorismo. “Devemos sempre trabalhar com a pluralidade de ideias e com o respeito, porque o que se faz num momento como esse é superar as diferenças para trabalharmos na perspectiva de melhorar a cidade”, reforçou o prefeito.
Segundo Aléssio Almada, coordenador do eixo de Educação Empreendedora, o evento UP – Unindo Perspectivas une teoria e prática para ampliar e melhorar o desenvolvimento social através da inovação.