Áreas específicas da FURG implantam o sistema de Gestão de Riscos Organizacionais em seus processos, a exemplo do que já foi divulgado sobre a Diretoria de Administração de Materiais/Licitações e a Diretoria de Obras.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Desta vez foram as unidades de Aquisição Direta e Formalização de Contratos, ligadas à Coordenação de Compras da universidade, que apresentaram seus resultados. A extensa agenda de encontros com o Núcleo Executivo/COGR e de análises entre a própria equipe foi concluída para identificação e tratamento dos riscos e para a definição do plano de ação, que visa buscar a mitigação dos riscos mais elevados dos setores analisados.
As apresentações lideradas pelo coordenador da área, Jacy Hornes, e demais integrantes das equipes aconteceram no dia 14 de dezembro, com a presença do reitor Danilo Giroldo, do pró-reitor de Planejamento, Diego Rosa e dos integrantes do Comitê Operativo de Gestão de Riscos, Juliana Fausto Flores, Rafael Lipinski Paes, Viviane Touguinha Bauer, Jozeneidi Machado, Kátia Arpino Rasia, Aline Freitas, e os estudantes de Engenharia Henrique Santana e Agatha de Andrade, bolsistas do Núcleo Executivo de Gestão de Riscos/Nuex, responsável pelo apoio à implantação do sistema nas unidades da FURG.
"Agradeço o envolvimento de toda a equipe, tanto dos técnicos e trabalhadores das unidades quanto do Nuex e do Comitê Operacional de Gestão de Riscos, que estão fazendo um trabalho muito bom e que vai trazer muitos frutos com os planos de trabalho e os projetos já encaminhados para minimizar os riscos identificados", afirmou o reitor da universidade, Danilo Giroldo.
De acordo com Juliana Flores, presidente do Comitê Operativo de Gestão de Riscos, "a etapa de apresentação dos planos de ação desenvolvidos pelas unidades demonstra o nível de engajamento dos servidores e gestores para a implantação do Sistema de Gestão de Riscos nos processos organizacionais. Ficamos contentes em perceber esse resultado, pois sabemos que esse envolvimento é fundamental para que a GR avance nos demais processos da universidade”.
É importante destacar que todas as atividades de GR desenvolvidas na FURG em 2022, com o auxílio do Núcleo, já foram reportadas ao Comitê de Governança, Riscos e Controle Interno, através de relatório e de reunião na Reitoria, no mês de novembro. A medida atende norma instituída pela Metodologia de Gestão de Riscos da universidade.
Com esses eventos, o Nuex/COGR, junto à FURG, conclui com sucesso o cronograma previsto para 2022 e já tem alinhada sua atuação para o primeiro trimestre de 2023, que contempla o início da implantação da GR na Coordenação de Contratos Terceirizados, na Proinfra/PU.