A implantação do Sistema de Gestão de Riscos Organizacionais segue firme na universidade. Agora foi a vez de a Diretoria de Obras (DOB) da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) apresentar seus resultados, depois de cumprida uma agenda de encontros com o Núcleo Executivo/COGR e de análises, entre a própria equipe, para identificação e tratamento dos riscos e para a definição do plano, que visa buscar atender a mitigação dos riscos mais elevados.
Último dia de inscrições para Escola Regional de Redes de Computadores
Colégio eleitoral organizou listas tríplices para provimento dos cargos administrativos da Universidade
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
A apresentação realizada pelo diretor Rafael Tomazini e equipe aconteceu no dia 18 de agosto, com as presenças do reitor Danilo Giroldo, do pró-reitor de Infraestrutura, Rafael Gonzales, e do pró-reitor de Planejamento e Administração, Diego Rosa.
Segundo o reitor, o Sistema de Gestão de Riscos da FURG vem sendo implantado "com muita qualidade e envolvimento, tanto dos servidores dos diferentes setores, como da equipe técnica que vem fomentando o processo nos termos da Política de Gestão de Riscos da FURG. O que tenho testemunhado nestes encontros é um potencial extraordinário de ampliação da eficiência da universidade, a partir da excelência dos nossos servidores e de um método eficaz aplicado com competência".
De acordo com o professor Rafael Paes, coordenador do projeto, a aplicação da metodologia Gestão de Riscos permitiu, em um intervalo de dois meses e meio, envolver os servidores da DOB "em um processo de identificação, análise e solução de problemas, objetivando diminuir riscos operacionais. Os projetos ligados às temáticas padronização, gestão de performance e relacionamento com fornecedores foram detalhados e serão implementados no ciclo 2022/2023. Espera-se que essas iniciativas venham contribuir para o fortalecimento de uma cultura institucional de melhoria contínua".
O diretor da DOB, Rafael Tomazini, entende que é importante salientar que, "além da análise dos riscos do processo de contratação, no âmbito da Diretoria de Obras, foi uma grande oportunidade de analisar nosso procedimento interno como um todo e refletir sobre nossos procedimentos. Isso tudo com a condução desta equipe extremamente capacitada e atenciosa do comitê operativo da Gestão de Riscos".
Agenda atual
Até o final de setembro/2022 estão agendados encontros semanais do NUEX/COGR com as equipes da Coordenação de Compras para tratar dos processos de Formalização de Contratos e Aquisição Direta.
Histórico
O processo de gestão de riscos teve início na FURG em agosto de 2019, através da instituição da comissão para a elaboração da Política de Gestão de Riscos, Plano de Integridade e regulamentação da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar.
Conforme a Política de Gestão de Riscos da FURG, são responsáveis pelo Sistema de Gestão de Riscos: o Comitê de Governança, Riscos e Controle Interno; o Comitê Operativo; os Grupos de Trabalho; e os Gestores de Risco. Nesse cenário, cabe ao Comitê Operativo coordenar e supervisionar a gestão de riscos, avaliando e propondo mudanças no Sistema de Gestão de Riscos (SGR).
Considerando a maturidade do processo de Gestão de Riscos na universidade, o Comitê Operativo passou a atuar através de uma equipe técnica, o NUEX, , por meio de um processo sistemático, objetivo e estruturado, que dá suporte às unidades organizacionais da universidade na operacionalização do processo de gestão de riscos e de controles internos.
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.