MÊS DA PROTEÇÃO

Trabalho infantil, violências e exploração sexual de crianças e adolescentes são temas de seminário na FURG

Encontro coordenado pela Proexc integra um conjunto de ações da Agenda Social da universidade para o mês de maio

Foto: Bruno Bratti/Secom FURG
Procuradora do Trabalho da 4ª Região Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann destacou as razões pelas quais o trabalho infantil deve ser combatido

 Nesta quinta-feira, 4, o Auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), no Campus Carreiros da FURG, recebeu o seminário “Mês da Proteção - Falar é preciso: trabalho infantil, violências e exploração sexual de crianças e adolescentes”, dirigido para orientadores educacionais das redes de ensino. O encontro, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), integra um conjunto de ações da Agenda Social da FURG para o mês de maio, visando ao combate à violência e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A atividade teve como público estudantes, técnicos e professores da universidade e professores orientadores das redes de ensino.

Notícias Relacionadas

O evento teve início às 9h com a mesa de abertura composta pelo vice-reitor da FURG Renato Duro Dias, o diretor de Extensão e pró-reitor em exercício André Lemes da Silva, assessora do Gabinete do Reitor, Letícia Chaplin, a diretora de Arte e Cultura Débora Amaral, a procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, a coordenadora do Núcleo de Orientação e Supervisão da Secretaria de Município de Educação e Cultura (Smed) Paola Pias, a representante da diretoria colegiada do Núcleo de Orientadores Educacionais do Rio Grande (Noerg) Maria Madalena Nascimento Ferreira e as representantes da 18ª Coordenadoria Regional de Educação professoras Paula Hermann e Regilaine dos Santos.

Na sequência, ocorreu a palestra “A atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho infantil”, com a procuradora do Trabalho da 4ª Região Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, que destacou as razões pelas quais o trabalho infantil deve ser combatido, abordando mitos e prejuízos, e o projeto de resgate à infância, enfocando políticas públicas, profissionalização e educação, entre outros assuntos.

A procuradora  Patrícia Fleischmann disse que é muito gratificante para o Ministério Público do Trabalho participar dessa  iniciativa da FURG. “A universidade atende uma provocação nossa em razão do acordo firmado com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A FURG está de parabéns em organizar um evento que permita a aproximação com a comunidade para discutir esse tema tão importante que é o trabalho infantil. Tema que precisa tanto ser revisto socialmente, ter seus mitos derrubados e ter mais sensibilização para as pessoas pensarem melhor, pois há uma violação de direitos dos quais as crianças e adolescentes  precisam estar protegidas para se desenvolverem plenamente e se tornarem adultos bem inseridos na sociedade”, afirmou.

Ainda pela manhã, foi a vez da mesa de debate “Do trabalho infantil à exploração sexual: trabalho ou crime?”, com a participação da professora  Simone Paludo, do Instituto de Ciências Humanas e Informação (Ichi) e membro do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua/FURG) e da delegada  de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis do  Rio Grande,  Alexandra Carolina Perez Sosa. O seminário teve continuação à tarde com a atividade Universidade em Escuta, encontro que reuniu orientadoras e orientadores educacionais das redes de ensino.

  

 

Galeria

Bruno Bratti/Secom